Pular para o conteúdo principal

Ambição x Ganância

"O homem olha para o abismo. Nada olhará de volta para ele. Nesse momento, o homem encontrará seu caráter. E isso é o que o manterá fora do abismo."

                                                                                             Wall Street - Poder e Cobiça


Em meados de 2001, sai de Varginha MG, rumo ao desconhecido. Sim, isso mesmo, Varginha, origem do nome mundialmente famoso, E.T. de Varginha.

Vou lhes contar um segredo: Eu morava num bairro muito próximo ao ocorrido, e naquele dia, posso cravar que algo de muito estranho aconteceu. Mas isso será enredo de uma outra história, talvez...

Voltando a meados de 2001, meus Pais e irmãos já tinham seguido para São Paulo antes de mim. Eu estava servindo o Exército Brasileiro, mais precisamente o Tiro de Guerra de Varginha e teria que cumprir com minhas obrigações perante a Pátria para depois seguir adiante.

Fui um bom soldado, me empenhei ao máximo em todas as missões que me foram confiadas, da mais simples à mais complexa, cumpri todas. Afinal muito antes da "modinha" de hoje, aprendi naquele ano que "missão dada era missão cumprida." Fazendo um adendo a este parágrafo, vale ressaltar que o ano em que servi ao Exército, foi o melhor ano de minha vida em relação ao convívio e amizades, e também na transição de menino para Homem. Comecei ali a construir de vez o meu caráter.

Necessidade

Sempre fui muito apegado aos meus Pais e irmãos e não decidi ir para junto deles apenas por saudade. Não que eu estivesse diminuindo o sentimento, mas além de saudade eu tinha o dever, a missão de lutar ao lado deles, a batalha que fosse imposta. Fosse a batalha que fosse, tracei para mim que eu deveria estar lá e agir sempre que necessário e assim garantir que tudo permanece em paz.

Ambição 1

Essa mudança de cidade e Estado, não foi traçada por mim, mas sim pelos meus Pais. Eles ambicionaram sair do Sul de Minas e tentar uma vida "melhor" no interior de São Paulo. No começo foi difícil aceitar, pois estavam e ainda estão em Varginha as melhores pessoas que já conheci e tive o prazer de conviver. O problema é que naquela época, a coisa não andava nada bem, estava tudo muito estático, em resumo, receita baixa x custo alto. Aquele tempo parecia os dias de hoje, só que naquele tempo e um pouquinho pior.

Ambição 2

Mesmo querendo ficar no "meu lugar" eu não estava satisfeito. Não com a vida e sim com a situação de vida. Nunca me dei ao luxo de ligar o F***se e cruzar os braços. É assim que muita gente faz hoje em dia, não é mesmo? Ligam o F***se só que de maneira errada. Acham que tal ação é para ser tomada do ponto medíocre (média) para baixo. Desde que comecei a trabalhar, pasmem, aos 13 anos (com carteira assinada, viu...) eu já não me dava por satisfeito com algumas situações de vida e tinha diálogos comigo mesmo, do tipo: Eder, qualquer dia você vai ligar o F***se e vai fazer alguma coisa para tirar você de qualquer situação que não seja aquela que te agrada. Essa é a diferença entre o F***se para baixo e o F***se que te impulsiona.

Ambição 3

Alguém com intimidade suficiente para chamarmos de "próximo", em algum momento nos dirá que não se deve ter ambição. Já ouviu esta frase? Provavelmente sim, porém se não, não se preocupe, sua hora vai chegar.

Essas pessoas estão completamente equivocadas quando dizem para não termos ambição. E se essa frase vem desde a infância é pior ainda, pois essa frase acaba por implantar uma crença limitante no ouvinte. Essa crença limitante acabará criando mais um "gado" que viverá na média para baixo, em resumo, nascerá aos poucos mais um medíocre com um potencial enorme para transmitir sua mediocridade caso tenha filhos, sobrinhos etc.

Pense:

* Um cantor de extremo sucesso = Ambicionou o estrelato;

* O melhor jogar de basquete. O que ele fez? Teve ambição e alcançou seu objetivo.

* O melhor jogador de futebol do mundo = Ambicionou ser o melhor. Obs. Messi e Cristiano Ronaldo não entram nessa lista, ok? Os caras são de Marte;

* O melhor ator, a melhor atriz, o melhor esportista, o melhor jornalista, o melhor empreendedor, o melhor lutados, o melhor vendedor. Poderíamos ficar horas e horas elencando aqui inúmeros exemplos sobre ambição.

 
Entendeu?

A ambição é boa. Nos tira da média. Ambicionei uma faculdade, ambicionei ser "O funcionário", ambicionei um excelente salário, ambicionei estar sempre buscando atualização e mais conhecimento. Ambicionei aprender inglês sozinho e online. Ambicionei este blog. Ambiciono hoje escrever um livro.

Ganância

Esta palavra deveria estar no lugar da ambição na frase que diz que não é para termos. Assim a frase estaria correta. Não se pode ter ganância. Querer o que o outro tem sem o mínimo de esforço e sem merecimento. Essa seria uma crença limitante correta. Essa foi a frase que meus pais me disseram: Não seja ganancioso. Ganância é pecado e errado.

O planeta está proliferado de seres gananciosos que só pensam no topo, mas não se preocupam em como subir as escadas. Faltam-lhes planejamento, estudo, sabedoria, empenho, objetivos claros e bem definidos. Faltam-lhes fé inabalável, mestres e coaches como referências. Tudo isso descrito acima, todos estes passos se encontram na ambição. Não achará nenhum deles na ganância.

Para mim, em resumo, a ganância é irmã da arrogância. Ambas misturam ego e ignorância, e geram o ser inconsciente e ganancioso.




Não venha me dizer para não ser ambicioso. Sou ambicioso sim, e vou chegar lá. Não sou gado, não faço parte da média e o F***se está ligado, porém do sarrafo para cima.



                                                                                                                        "Ao infinito e além..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRINCESA O MACACO E O EINSTEIN

ÊXTASE. Assim começo este novo capítulo da minha vida. Quanto material bom boiando na internet. O alcance aos acervos do outro lado do mundo, pessoas de diferentes idiomas, crenças, níveis. Todos conectados. Por que demorei tanto para "pescar"? Eu estava grato pelo que já tinha e também pelo que ainda estava por vir. Me sentia preparado. No começo de Junho, estava em pesquisa constante, lendo, ouvindo, assistindo, buscando e me interessando cada vez mais por esse novo universo à mim apresentado. A essa altura também já não dependia mais do cigarro. Meu V.I.T (vício imbecil sem tamanho), já não era tão grande assim e desde o começo de Maio eu me recorria a ele com certa incredulidade, pois não me fazia falta, mas estava lá. Talvez até por somente estar mesmo, porque não me via visitando o maço com frequência. Fiquei muitos dias sem fumar neste período. Em um dia qualquer (importante sim como todos os outros), ao pesquisar algo sobre o cérebro, me atentei para o título de um

PODER SEM LIMITES

Depois de conhecer O SEGREDO, eu fiquei em choque. Praticamente em estado choque, pois eu tive a chance de me reprogramar muito antes. Tive a chance de melhorar a minha vida e daqueles que me cercam e não o fiz. Não me culpo, pelo contrário, antes agora do que nunca. Mas por exemplo: Do mesmo jeito que consegui pedir perdão ao me Pai, quando fiz minha regressão para a cessação de nicotina, se eu tivesse aperto minha mente antes, se eu tivesse descoberto antes O SEGREDO, talvez eu tivesse salvado a vida do meu Pai. Mas enfim, eu poderia ter tentando, não posso me esquecer da força maior que é Deus, e nunca me colocaria em seu caminho de forma prepotente e desrespeitosa, mas me colocaria a sua disposição para ajudar no que fosse preciso. Antes de descobrir O SEGREDO, eu acreditava que o meu problema era apenas o meu V.I.T (Vício imbecil sem tamanho). Deus todo poderoso, claro que não era só o tabagismo. O problema era a minha mente toda, salvo exceções às coisas boas acontecidas em m

O VÔO DE ÍCARO

Já ouviram falar de Ícaro? Não, não "meninas", não estou falando do personagem Ícaro da novela da 21 horas. Até pode ser que metaforicamente as histórias dos dois se confundam. O Ícaro deste post é um jovem, que na mitologia grega, realizou o sonho de voar bem alto. Tão alto que pagou um preço. Vou lhes contar sobre Ícaro, me prendendo e sendo fiel à cada vírgula e ponto do resumo da história contada ao longo do tempo. Ícaro, "Quem nunca sonhou em voar bem alto, como pássaros? Na mitologia grega, Ícaro realizou esse sonho, mas pagou um preço muito alto. Ícaro era filho de Dédalo, um notável arquiteto e inventor. Dédalo trabalhava para o Rei Minos, na Ilha de Creta. O invento mais famoso de Dédalo foi labirinto que ele construiu à pedido do Rei Minos, para aprisionar o temível Minotauro (Corpo de homem e cabeça de touro), fruto de um relacionamento extraconjugal de sua esposa, Pasífae. Depois que o Minotauro foi derrotado dentro do labirinto (essa história cont