Pular para o conteúdo principal

A PRINCESA O MACACO E O EINSTEIN

ÊXTASE. Assim começo este novo capítulo da minha vida. Quanto material bom boiando na internet. O alcance aos acervos do outro lado do mundo, pessoas de diferentes idiomas, crenças, níveis. Todos conectados. Por que demorei tanto para "pescar"? Eu estava grato pelo que já tinha e também pelo que ainda estava por vir. Me sentia preparado. No começo de Junho, estava em pesquisa constante, lendo, ouvindo, assistindo, buscando e me interessando cada vez mais por esse novo universo à mim apresentado. A essa altura também já não dependia mais do cigarro. Meu V.I.T (vício imbecil sem tamanho), já não era tão grande assim e desde o começo de Maio eu me recorria a ele com certa incredulidade, pois não me fazia falta, mas estava lá. Talvez até por somente estar mesmo, porque não me via visitando o maço com frequência. Fiquei muitos dias sem fumar neste período.

Em um dia qualquer (importante sim como todos os outros), ao pesquisar algo sobre o cérebro, me atentei para o título de um vídeo do Professor Marcelo Peruzzo.

O Título era: A PRINCESA, O MACACO E O EINSTEIN



                                     


Primeiramente eu pensei: Que P*** é essa? Eu estou pesquisando sobre o cérebro e me aparece isso?
Bom, eu já estava me controlando melhor. Minhas emoções, fossem elas boas ou ruins já não estavam sendo mais tão expostas. Para falar a verdade os bom sentimentos estavam sobrepondo os ruins e isso estava sendo ótimo. Sendo assim, coloquei meu fone e iniciei o vídeo.

Resumindo em uma palavra? F.A.N.T.Á.S.T.I.CO

Nosso cérebro se divide em 3. Que magnífico isso. Ação, emoção, e razão. Não posso me aprofundar muito, não porque não quero, longe disso. Até porque o material do Professor Peruzzo é muito rico, assim como o material do Dr. Drauzio. Assim sendo eu estaria roubando de vocês o prazer que será quando descobrirem este e tantos outros materiais disponíveis.

Em princípio, minha busca era pela a cessação do meu vício em nicotina, então meu foco era trabalhar essa questão. O material se aplica em todos os campos da vida mas eu realmente estava disposto e disciplinado à analisar apenas a minha questão.

As revelações ao passar do(s) vídeo(s) são surpreendentes. Percebi que temos mesmo estes 03 estágios e eles são tão rápidos na tomada de decisões, tão interligados que quase sempre não perceberíamos da existência deles, a não ser que fossem apontados e mostrados, como foi a mim.

O Macaco representa a parte reptiliana do cérebro, ou seja, aquela parte instintiva e de ação, se ta quente ou frio, se enfrente o perigo ou foge. Fome, medo etc.

A Princesa representa a parte emocional do cérebro. Através dela vem o desejo, a vontade, as emoções, sejam elas boas ou ruins, os laços afetivos etc.

Por último vem o Einstein , que representa, é claro, a parte racional. Ele tenta a todo custo controlar o Macaco e a Princesa, para que eles tenham certeza daquilo que estão fazendo ou quase fazendo, mas quase sempre o Einstein é voto vencido.

Exemplificando: Eu queria parar de fumar definitivamente, mas toda vez tinha recaídas. No meu caso as recaídas vinham em momentos de fraqueza, uma vez que eu estava utilizando o método da força de vontade, percebi que em momentos em que eu estava exposto e frágil eram justamente os momentos em que eu me pegava à fumar novamente.

O que ocorria no meu cérebro:

* Einstein = Me informava o tempo todo que eu estava certo em estar tentando cessar o uso do cigarro. Independente de quantas vezes eu falhasse, eu não deveria parar de tentar até conseguir. Por que? R: Porque eu sabia que estava fazendo mal para minha saúde (23 anos fumando). A saúde financeira também estava indo por água abaixo (R$ 3.650,00 por ano em cigarros). Também me informava o tempo todo através da visão, ou seja, aquelas imagens no verso dos maços de cigarro realmente impressionam, mas ela não vai te fazer parar. Estas imagens fazem efeito para quem nunca fumou, mas para o fumante compulsivo / inveterado e ou o fumante ocasional tanto faz, estas imagens chocarão o Einstein, que de bate-pronto lhe mandará uma mensagem de que aquilo pode acontecer com você, mas imediatamente a Princesa entrará em ação e dirá: Eu quero! Só mais esse, vai:?

* Princesa = Sempre vai sabotar o Einstein. Corrigindo, nem sempre, pois também temos qualidades, ninguém é tão imbecil para se auto-sabotar 24 horas por dia. Mas em relação a decisões erradas a Princesa vai sabotar sim. Ex: Numa Sexta-Feira, horário de pico no fim da tarde, você já está cheio de problemas, está chovendo, o ar condicionado do carro está quebrado etc. De repente você leva uma fechada no trânsito. Não aconteceu nada mas houve uma situação de estresse. O Einstein rapidamente lhe informará para deixar quieto, nada aconteceu e vida que segue, mas a Princesa vai desejar tirar satisfação com o condutor que lhe fechou. A Princesa vai pedir para você abaixar o vidro e falar um monte para o outro condutor. Ao voltar-se para si após este episódio, a Princesa "falsiane" vai ficar quietinha e dar espaço ao Einstein novamente, onde ele vai dizer: "Puta cagada...Não precisava disso". Assim é com o cigarro, concordam? Você sabe que não deve, mas é sabotado pela Princesa. E entre a vontade dela em te pedir um cigarro e o momento em que você efetivamente acende o cigarro, entra o Macaco.

* Macaco = Ele é o executor da ação. Os especialistas dizem que ele representa a parte instintiva / ação do nosso cérebro. Lembram do condutor que você xingou no trânsito? Pois é, a Princesa pediu e o Macaco atendeu. O Macacu executou o pedido e a partir do momento que se iniciou a ação, ele entra no ponto de não retorno. Imaginamos que o condutor que você ofendeu estivesse armado. A Princesa desejaria que você abrisse o vidro e xingasse, o Macaco executou e ao ver uma arma, o mesmo Macaco agiu novamente pois ele é a parte instintiva e ao prever o perigo toma uma ação imediata que será pensada depois. No momento só precisaria agir.

Voltando ao V.I.T (Vício imbecil sem tamanho). Meu parceiro Einstein dizia que não era o certo fumar. A Princesa Falsiane pedia apenas mais 01 cigarro. Pedia tanto até conseguir, e o Macaco de tanto ter o "saco" enchido pela Princesa, corria e acendia um cigarro. Ao meu ver, do maço de cigarros até a minha boca, até que fosse dado a primeira baforada, quem estava no comando era a Princesa.

Espero que tenha sido claro e objetivo com este material. Isso por que eu não quis me aprofundar e tirar de vocês o prazer de conhecer o acervo disponível e boiando na rede. Basta você ter a vontade de pescar.

Uma dica: Eduque sua Princesa à querer apenas o que for bom e que tenha valor agregado.

Valor e preço são coisas totalmente diferentes e posteriormente falarei mais sobre o assunto.



MUITO OBRIGADO POR TUDO. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OVO OU GALINHA?

Existem várias teorias sobre quem veio primeiro ao mundo. Existem uma gama de apoiadores que afirmaram e que reafirmam que o ovo é o primeiro. Assim como existe o lado que apoia veementemente que a galinha nasceu primeiro. Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui de outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, e uma vez que os dinossauros já colocavam ovos, se pressupõe que essa cadeia seja verdadeira. Há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo. Em um resumo "direto", dizem que se há um ovo e se de dentro dele sair um pintinho, é porque a galinha colocou o ovo. Não saindo de dentro do ovo, um jacaré, uma tartaruga e ou qualquer outro ser vivo, e sair um pintinho, então a galinha veio primeiro. Me inspirei nessa teoria contraditória para ilustrar o quanto ela está presente em nossas vidas. O ovo ou a galinha, o 8 ou 80, o vai ou racha, não é mesmo? Além do e "SE" e do &qu

PODER SEM LIMITES

Depois de conhecer O SEGREDO, eu fiquei em choque. Praticamente em estado choque, pois eu tive a chance de me reprogramar muito antes. Tive a chance de melhorar a minha vida e daqueles que me cercam e não o fiz. Não me culpo, pelo contrário, antes agora do que nunca. Mas por exemplo: Do mesmo jeito que consegui pedir perdão ao me Pai, quando fiz minha regressão para a cessação de nicotina, se eu tivesse aperto minha mente antes, se eu tivesse descoberto antes O SEGREDO, talvez eu tivesse salvado a vida do meu Pai. Mas enfim, eu poderia ter tentando, não posso me esquecer da força maior que é Deus, e nunca me colocaria em seu caminho de forma prepotente e desrespeitosa, mas me colocaria a sua disposição para ajudar no que fosse preciso. Antes de descobrir O SEGREDO, eu acreditava que o meu problema era apenas o meu V.I.T (Vício imbecil sem tamanho). Deus todo poderoso, claro que não era só o tabagismo. O problema era a minha mente toda, salvo exceções às coisas boas acontecidas em m