Pular para o conteúdo principal

VÍCIO IMBECIL SEM TAMANHO (V.I.T)


O que me furtava os momentos de abundância, de prosperidade?
R: O cigarro. O vício em tabaco, o tabagismo em si. Nos dias de hoje, ao invés de nomear este vício como tabagismo, o nomeio facilmente como: Vício numa imbecilidade sem tamanho.

Percebi isto naquele mesmo dia 31/12/2016, perto das 23 horas, quase para acabar aquele dia “bosta”, que o que me travava, que me aprisionava era o maldito “cigarro”. Estava totalmente ferrado naquele dia mas tinha estocado uns 100 cigarros, ou compactando-os em pacotinhos, eram 5 maços estocados para passar o dia 31/12/2016.
Daí então, dá luz recebida em diante comecei a fazer cálculos, cálculos e mais cálculos… Meu Deus, era aquilo tudo mesmo? O que eu estava fazendo da minha vida? Auto-sabotagem? Burrice?
Voltando no tempo, em 1995 eu coloquei o meu 1º cigarro na boca. Nas férias escolares de Julho ou Dezembro daquele ano (não me lembro bem), eu fui para a casa de uma tia, passar o período de férias com meus primos. Essa minha Tia, sempre foi o point da “primaiada” e olha que tem primo, heim?! Se não me falhe a memória, são aproximadamente 50. Também meus Avós maternos capricharam. Foram 10 filhos. Pelo jeito na época deles não tinha TV, nem rádio, nem nada (sic) só uma cama mesmo e muito amor (risos)… 

                             Olha a fila do banheiro na casa da minha Tia. 


                                                              imagem ilustrativa
Toda vez que chegava o período de férias, os tios, incluindo meus Pais, enviavam seus filhos para a casa da minha tia, carinhosamente chamada de “Tia Toninha”. Não me lembro de ninguém, exatamente ninguém reclamando de ir para lá nas férias. Ao contrário, implorávamos para ir. Era o melhor lugar do mundo. Nos divertíamos demais. Mas em 1995, já aos meus 13 anos, certos divertimentos já não eram mais tão divertidos. Certos assuntos já não me prendiam mais, principalmente com relação aos meus primos mais novos. Aos 13 anos eu só pensava em beijar, em sair com os mais velhos, ser “descolado” como eles. E claro, sem hipocrisia? Eu queria transar. Como diz o personagem do Gui Santana: Eu quero é transaaaaaarrr!!!! Claro que aos 13 anos de idade eu pensava em sexo o tempo todo. Então o que eu fiz, comecei a sair com os primos mais velhos. O destino? A praça central da cidade. Naquela época o “barato” era ir para a praça e lá ficar por horas conversando, vendo o movimento, paquerando etc.
Nessa vibe de praça, nas férias era uma obrigação ir todos os dias, algumas coisas novas começaram a aparecer na minha vida. Não que eu já não conhecesse, seja por já ter experimentado antes, como a cerveja, ou por ter convivido, que é o caso do cigarro pois meu pai fumava (e muito). A frequência com que eu via estas coisas começou a moldar e mudar a minha percepção de realidade.
O que os “descolados” faziam? R: Fumavam e bebiam;
Com que frequência? R: Praticamente o tempo todo enquanto estavam na praça;
Como eram vistos? R: Adultos e claro “descolados”;
O que eu devia fazer? R: Bora se descolar também, ué.
E assim começou a minha relação com o meu vício que. Lembrando que o nomeei como: Vício numa imbecilidade sem tamanho.
Então, de volta às 23:30 horas do dia 31/12/2016, exatamente onde eu começara à calcular o custo daquilo, cheguei ao absurdo montante:
·         Tempo fumando: 21 anos;

·         Média de cigarros fumados por dia: 20 cigarros;

·         Média por ano: 7.300 cigarros;

·         Média em 21 anos: 153.300 cigarros fumados;

·         Valor médio do maço “considerando os valores atuais”: R$ 10,00 (Dez reais);

·         Valor total gasto em 21 anos (aproximado): R$ 76,650 (Setenta e seis mil…);

·         Valor gasto dividido por ano: R$ 3.650,00 (Três mil seiscentos e cinquenta reais);

·         Valor que eu NÃO OBTINHA PARA PASSAR UM FINAL DE ANO DESCENTE com minha família em 31/12/2016: Exatamente R$ 3.650,00.

Cheguei a literalmente queimar, durante aquele ano todo, R$ 3.650,00 reais em cigarros. O que me faltava justamente naquele dia não eram os R$ 3.650,00, mas uma boa parte dele. Para que eu tivesse um parâmetro naquele dia de descoberta, eu fiz uma conta simples. Lembrei-me da viagem programada, onde eu havia reservado R$ 1.500,00. Esse valor guardado com tanto sacrifício correspondia a apenas 41% do valor gasto com cigarros naquele ano. A história poderia ter sido completamente outra se não tivesse me roubado R$ 3.650,00 com o meu V.I.T (Vício numa imbecilidade sem tamanho).
Naquele momento começava a virada na minha vida, pois já havia identificado o problema, quais eram as possíveis soluções e dentre elas, qual era a melhor solução. E eu não poderia tomar medidas paliativas. Tinha que ser algo definitivo em minha vida. 

Começava ali a minha luta para a me ver livre do V.I.T. Meu vício numa imbecilidade sem tamanho.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRINCESA O MACACO E O EINSTEIN

ÊXTASE. Assim começo este novo capítulo da minha vida. Quanto material bom boiando na internet. O alcance aos acervos do outro lado do mundo, pessoas de diferentes idiomas, crenças, níveis. Todos conectados. Por que demorei tanto para "pescar"? Eu estava grato pelo que já tinha e também pelo que ainda estava por vir. Me sentia preparado. No começo de Junho, estava em pesquisa constante, lendo, ouvindo, assistindo, buscando e me interessando cada vez mais por esse novo universo à mim apresentado. A essa altura também já não dependia mais do cigarro. Meu V.I.T (vício imbecil sem tamanho), já não era tão grande assim e desde o começo de Maio eu me recorria a ele com certa incredulidade, pois não me fazia falta, mas estava lá. Talvez até por somente estar mesmo, porque não me via visitando o maço com frequência. Fiquei muitos dias sem fumar neste período. Em um dia qualquer (importante sim como todos os outros), ao pesquisar algo sobre o cérebro, me atentei para o título de um

OVO OU GALINHA?

Existem várias teorias sobre quem veio primeiro ao mundo. Existem uma gama de apoiadores que afirmaram e que reafirmam que o ovo é o primeiro. Assim como existe o lado que apoia veementemente que a galinha nasceu primeiro. Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui de outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, e uma vez que os dinossauros já colocavam ovos, se pressupõe que essa cadeia seja verdadeira. Há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo. Em um resumo "direto", dizem que se há um ovo e se de dentro dele sair um pintinho, é porque a galinha colocou o ovo. Não saindo de dentro do ovo, um jacaré, uma tartaruga e ou qualquer outro ser vivo, e sair um pintinho, então a galinha veio primeiro. Me inspirei nessa teoria contraditória para ilustrar o quanto ela está presente em nossas vidas. O ovo ou a galinha, o 8 ou 80, o vai ou racha, não é mesmo? Além do e "SE" e do &qu

PODER SEM LIMITES

Depois de conhecer O SEGREDO, eu fiquei em choque. Praticamente em estado choque, pois eu tive a chance de me reprogramar muito antes. Tive a chance de melhorar a minha vida e daqueles que me cercam e não o fiz. Não me culpo, pelo contrário, antes agora do que nunca. Mas por exemplo: Do mesmo jeito que consegui pedir perdão ao me Pai, quando fiz minha regressão para a cessação de nicotina, se eu tivesse aperto minha mente antes, se eu tivesse descoberto antes O SEGREDO, talvez eu tivesse salvado a vida do meu Pai. Mas enfim, eu poderia ter tentando, não posso me esquecer da força maior que é Deus, e nunca me colocaria em seu caminho de forma prepotente e desrespeitosa, mas me colocaria a sua disposição para ajudar no que fosse preciso. Antes de descobrir O SEGREDO, eu acreditava que o meu problema era apenas o meu V.I.T (Vício imbecil sem tamanho). Deus todo poderoso, claro que não era só o tabagismo. O problema era a minha mente toda, salvo exceções às coisas boas acontecidas em m