Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRO MILHÃO

"Nunca deixe aquilo que você não pode fazer, atrapalhar o que você pode fazer..."


 Vontade - Motivação - Ação - Resultados



Quando entrei nessa em Janeiro deste ano, pensei: Cara, são MIL quilômetros. Serão MIL quilômetros para você percorrer literalmente correndo. E são apenas 12 meses para o atingimento do objetivo. Com essa vida corrida e agenda apertada, conseguirá chegar lá? 

Lembro-me que à época eu ainda exercia o meu hábito errôneo de me intoxicar através do cigarro. Hábito que nomeei de: V.I.T (Vício Imbecil sem Tamanho). Esse hábito nunca me impedira de correr, anteriormente ao desafio eu já corria regularmente, e não estava me jogando nessa por acaso ou de paraquedas. No total, segundo o app de corridas que utilizo, O Nike Running, em 3 anos eu já havia percorrido 1.500 km, sendo assim tinha certa bagagem para a realização a tal proeza.



Cara, serão MIL quilômetros...

Nós seres humanos temos o hábito de fazer as coisas pelo amor ou pela dor, não é mesmo? 

Um coisa seria eu comprar um tênis novo, um par de fones de ouvido, uma roupa legal e confortável para corridas, meias de compressão e me dispôr à correr todos os dias possíveis. 

Outra coisa seria alguém apontar uma arma para minha cabeça, dizendo: Corra ou morra. E esta segunda opção foi exatamente o que eu fiz. Me responsabilizei por correr estes MIL quilômetros. Não sou o culpado pelo desafio, mas sim, sou responsável por tê-lo aceitado. Sendo assim, lá vamos nós. 

Janeiro começou a todo vapor, e tendo um desafio destes pela frente, nada melhor que apertar o play e começar. Parece clichê mas tracei para mim que, a melhor maneira de se chegar aos MIL seria reduzir a distância entre mim e ele.

No fim de Maio, devido à minha curiosidade insana para descobrir algum método que me levasse a cessação definitiva no uso de nicotina / tabagismo, (Ressaltando que, em postagens anteriores eu descrevi que em 2016 cheguei à conclusão que sempre quisera parar de fumar e ainda demorei até Maio de 2018 para realmente buscar me libertar deste vício. E ainda reforço que a criação deste blog tem muito a ver com os meus resultados obtidos, onde consegui parar definitivamente e nada mais justo que compartilhar com outras pessoas que também estejam tentando cessar o vício).

Descobri que o mundo era infinitamente maior do que eu pensava. Como eu era pequeno e insignificante. Ainda sou, porém hoje, posso afirmar que sou um pouco melhor do que minha versão anterior. Pelo menos mais experiente, um pouco mais estudado devido ao material absorvido, bonito e cheiro também, por que não? (risos). Voltando ao raciocínio, após assistir, ler, praticar, ler novamente, entrar mesmo num processo de imersão total, descobri que, em relação ao cigarro, todos os métodos estavam certos, cada um agregou algo, e o que foi excelente para mim pode não ter sido bom para outra pessoa, assim como o que resolveu a vida de outra pessoa, para mim pode não ter sido um material tão relevante. Mas minha resiliência me levou à juntar tudo, entender e criar o meu método para parar de fumar e cessar de vez o meu V.I.T (Vício Imbecil sem Tamanho). Buscar conhecimento também me fez ver que o cigarro era apenas a ponta do Iceberg e que eu tinha o direito de conhecer todo o resto deste mundo tão imenso e assim conheceria a mim mesmo. 

Todo o conhecimento absorvido me levou à enxergar que em Janeiro, quando decidi entrar no desafio, subconscientemente eu já dava indícios de querer sair daquela condição medíocre. Eu já me dispunha à feitos saudáveis me relação ao corpo. Ao mesmo tempo que "sem querer, querendo" eu já sabia os resultados de uma corrida. A liberação de hormônios e sentimentos de uma pós-corrida me iluminava em muitos âmbitos da minha vida. Quantas vezes eu saíra para correr antes de dar uma resposta atravessada. Fosse a quem quer que fosse, sempre que podia e geralmente era quase todos os dias, eu saíra para correr as 05:30 AM para me colocar em estados ricos de recursos (físicos e mentais), a fim de fazer do meu dia o melhor possível. Só que conscientemente eu apenas estava correndo na rua, só isso.

Dei este salto temporal de alguns meses para tentar expôr a vocês que naquele momento do mês de Janeiro, sentado na frente de casa, num Domingo, tomando meu café antes de sair para correr, enquanto acessava o Facebook e acidentalmente chegara a um post de um Primo querido e alguns amigos se desafiando a correrem MIL quilômetros em 2018, naquele exato momento em que me "intrometi" na "resenha" e pedi para participar daquilo, no fundo, no fundo eu já dava indícios que queria me libertar e ter a clareza que tenho hoje.

E lá se foi Janeiro. Fechei o mês com pouco mais de 100 km percorridos. Perfeito! Eu ainda não tinha pensado na logística para chegar aos MIL, e olha que sou formado e pós-graduado em logística, exercendo a função desde 2002. São 16 anos atuando na área, com muito amor e dedicação. Minha formação, por mais que seja um motivo de orgulho, não venha ao caso para alguns, mas o que quero externar é que, como um cara de logística não conseguia pensar em outra coisas a não ser no total, nos MIL?



Apenas em meados de Junho, recebi um material do Coach Geronimo Theml e me apaixonei por todo o conteúdo que ele compartilhou na rede. Olha, seria interessante você conhecê-lo também. O cara é muito bom. E foi através dele que acordei em relação ao meu objetivo. E despertei por uma simples frase, mas que teve um valor enorme para mim. Ele disse em um de seus vídeos: Divida seus objetivos em submetas, na verdade ele disse exatamente assim: Divida seus objetivos em "submetinhas".






Com este "tapa na cara" eu entendi que, eu não tinha que me preocupar com os MIL quilômetros, pois ainda era meados de Junho, faltavam 06 meses para o fim do ano, nem mesmo Eliud Kipchoge, Youki Kawauchi, ou Mo Farah, Conseguiriam correr 650 km no mês de Junho. (acredito que não), apesar de estar falando aqui sobre 3 Mitos, mas para frear minha ansiedade, onde todos os dias ao sair para correr só pensava no resultado final, a criação das submetinhas me ajudou muito.




A partir do entendimento, vi que eu precisava mesmo é dar o primeiro passo, correr o primeiro metro. Eu precisava limpar minha mente e fazer o que eu já vinha fazendo disciplinadamente. O resultado seria consequência. Eu não precisava sair para correr, 5, 10 ou 15 km, o que eu precisava era ter a cadeia cíclica: VONTADE - MOTIVAÇÃO - AÇÃO - RESULTADO, e tendo isso dar o primeiro passo era primordial.

Ai sim, de agora em diante a coisa começou à fluir. Que delícia correr. É uma vibe muito boa começar o dia por uma corrida. Oxigenação, emoção, hormônios, adrenalina, tudo ao mesmo tempo. O objetivo em momento algum foi abandonado, ele apenas ficou me esperando enquanto eu me divertia disciplinadamente no trajeto até ele.

E ele veio, dia 02/11/2018, por volta das 7 horas da manhã, atingi meu objetivo. MIL quilômetros percorridos. Quando parei de pensar nele obsessivamente ele veio. Veio a 60 dias antes do programado. Ele veio de forma saudável, feliz e divertida, onde valeu cada metro, cada dor geral ou localizada.




Agradeço a Deus pela força. Por ter me dado vontade de ter Fé e essa vontade gerou uma Fé inabalável.

Agradeço ao meu Primo Eduardo e amigos dele, que hoje também são meus novos amigos, Eder e Marcelo. Agradeço também ao meu irmão. Totêra tamo junto e ainda dá pra você chegar também. Falta muito pouco, Cara.

Querem saber por que o título deste post é, O primeiro milhão?

R: Por que eu disse à minha linda Esposa que este ano eu teria milhão até Dezembro, e veio em forma de metros. 1 milhão de metros é igual a MIL quilômetros.

Na verdade conquistei 2 milhões, pois ou outro é mais 1 milhão de motivos para fazer tudo de novo em 2019.

Adendo: Acrescentei + 100 km no objetivo e hoje pude contemplar esta vista no fim da corrida.



                                                                       Pegou a visão?





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRINCESA O MACACO E O EINSTEIN

ÊXTASE. Assim começo este novo capítulo da minha vida. Quanto material bom boiando na internet. O alcance aos acervos do outro lado do mundo, pessoas de diferentes idiomas, crenças, níveis. Todos conectados. Por que demorei tanto para "pescar"? Eu estava grato pelo que já tinha e também pelo que ainda estava por vir. Me sentia preparado. No começo de Junho, estava em pesquisa constante, lendo, ouvindo, assistindo, buscando e me interessando cada vez mais por esse novo universo à mim apresentado. A essa altura também já não dependia mais do cigarro. Meu V.I.T (vício imbecil sem tamanho), já não era tão grande assim e desde o começo de Maio eu me recorria a ele com certa incredulidade, pois não me fazia falta, mas estava lá. Talvez até por somente estar mesmo, porque não me via visitando o maço com frequência. Fiquei muitos dias sem fumar neste período. Em um dia qualquer (importante sim como todos os outros), ao pesquisar algo sobre o cérebro, me atentei para o título de um

OVO OU GALINHA?

Existem várias teorias sobre quem veio primeiro ao mundo. Existem uma gama de apoiadores que afirmaram e que reafirmam que o ovo é o primeiro. Assim como existe o lado que apoia veementemente que a galinha nasceu primeiro. Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui de outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, e uma vez que os dinossauros já colocavam ovos, se pressupõe que essa cadeia seja verdadeira. Há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo. Em um resumo "direto", dizem que se há um ovo e se de dentro dele sair um pintinho, é porque a galinha colocou o ovo. Não saindo de dentro do ovo, um jacaré, uma tartaruga e ou qualquer outro ser vivo, e sair um pintinho, então a galinha veio primeiro. Me inspirei nessa teoria contraditória para ilustrar o quanto ela está presente em nossas vidas. O ovo ou a galinha, o 8 ou 80, o vai ou racha, não é mesmo? Além do e "SE" e do &qu

PODER SEM LIMITES

Depois de conhecer O SEGREDO, eu fiquei em choque. Praticamente em estado choque, pois eu tive a chance de me reprogramar muito antes. Tive a chance de melhorar a minha vida e daqueles que me cercam e não o fiz. Não me culpo, pelo contrário, antes agora do que nunca. Mas por exemplo: Do mesmo jeito que consegui pedir perdão ao me Pai, quando fiz minha regressão para a cessação de nicotina, se eu tivesse aperto minha mente antes, se eu tivesse descoberto antes O SEGREDO, talvez eu tivesse salvado a vida do meu Pai. Mas enfim, eu poderia ter tentando, não posso me esquecer da força maior que é Deus, e nunca me colocaria em seu caminho de forma prepotente e desrespeitosa, mas me colocaria a sua disposição para ajudar no que fosse preciso. Antes de descobrir O SEGREDO, eu acreditava que o meu problema era apenas o meu V.I.T (Vício imbecil sem tamanho). Deus todo poderoso, claro que não era só o tabagismo. O problema era a minha mente toda, salvo exceções às coisas boas acontecidas em m