Pular para o conteúdo principal

RECAÍDA

"O medo da opinião alheia na verdade é o medo que você tem de que o outro pense de você exatamente o que você mesmo pensa de si..."



A frase acima pode até parecer confusa, mas ao entendê-la, verá com clareza que ela é muito forte e verdadeira. Somos aquilo que pensamos. Somos aquilo que fazemos, que comemos, aquilo que pedimos em oração, mesmo que as vezes peçamos algo e façamos outro.

É quando pensamos no que o outro vai pensar de nós que a ficha do que realmente somos, cai. Nossos valores são definidos e ou tem parte muito importante neste processo pois a questão vai além de muitas circunstâncias.

Por exemplo: Ah, mas o que vão pensar de mim? Esta frase traz um forte indício de que você está ou fará algo que coloque os valores envolvidos, em xeque. O que talvez para outro seja algo normal devido ao valor que ele dá para essa tal situação, para você os valores aplicados são duvidosos e a sua ação pode passar de responsabilidade à culpabilidade. Pegou a visão?

Outro exemplo: Relaxa, não ligo para o que vão falar! Vejo esta frase forte e com uma boa pitada de  valores bem definidos. E o valor aplicado pelo agente nesta frase mostra que para ele o que ele faz ou precisará fazer está muito bem claro. Porém, talvez para o "outro" a ação seja questionável devido aos valores que este outro aplicou na situação.

O 2º exemplo expressa muito bem o que sou hoje. Não entendam como arrogância ou narcisismo. Desde minha reprogramação mental através da #PNL e de tanta coisa boa que conheci neste ano de 2018, mudei totalmente a "chave" do meu eu. As ações que tomo não são fundadas apenas nos meus valores e ou nos valores dos outros, mas sim no máximo de valores aplicados em situações onde exige a tomada de decisões. A questão não é apenas dizer: Relaxa, eu não ligo... A questão é evitar ao máximo chegar a este ponto. Mas se chegar, então que seja aplicada a frase "Relaxa" e que a margem de pessoas afetadas negativamente seja próxima, bem próxima, de zero %.

Numa situação que a vida me trouxe. Numa peça em que ela abriu as cortinas e lá estava eu perante a um público enorme, tive que me posicionar e me apresentar naquela peça como o Ator principal. Me dispus à atuar com maestria, congruência e muita verdade. Pois a peça por si só exigia uma dramaticidade real. De todo o elenco, creio que eu estava dentre os mais preparados, afinal eu tinha as ferramentas necessárias, tinha lido o roteiro, livros e vídeos sobre o tema tinham sido lidos por mim. O pensamento naquele momento era outro, bem diferente de meses e anos atrás, era um pensamento vivo, para o bem. Mesmo sendo preparado teoricamente, no fundo sempre soube que logo seria necessário colocar tudo em prática.

O logo veio tão logo, tão depressa, que em questão de um estalar de dedos a prática estava aplicada e em andamento...




E no meio da peça, em determinado Ato, ouço a frase:

"Eder, muito bom o que está fazendo. Sou muito grato por tudo. Mas gostaria de lhe dizer que em algum momento nosso corpo cederá, os pensamentos por mais que positivos não ajudarão e a única coisa que ansiaremos será um analgésico..."

No momento em questão, ouvi, absorvi e entendi aquilo. Foi uma forma de ele me dizer que medicamentos seriam necessários para que ele continuasse compondo o elenco, até porque ele era o integrante mais importante. Guardei a informação e tudo seguiu conforme o roteiro. Nessa peça de quase um mês, o GRAN FINALE, foi melhor que o esperado. A peça foi um sucesso e os atores envolvidos e comprometidos com o projeto, foram recompensados. Cada um recebeu sua recompensa e entendeu intrinsecamente aquilo. Para mim, a gratidão é uma das melhores recompensas que um ser possa ter. Ter ouvido, lido e sentido um "Muito obrigado, Eder" foi muito maior do que qualquer valor monetário.

A vida se seguiu e outras peças, outros Atos, outras histórias foram sendo apresentadas de numa delas, dias atrás tive minha recaída. Para àqueles que convivem comigo e ou sabem da minha história, sinto lhes informar que: Se leram até aqui pensando que voltei à fumar, desculpem, mas a recaída não foi em relação ao cigarro. Tive um confronto mental. Lá dentro meu crítico interno (Anjinho x diabinho), entraram em rota de colisão. O motivo? Meu corpo!




Acreditando que agora, este novo homem, cheio de recursos, entusiasta da PNL, aprendendo e se encontrando e se identificando como Life Coach. Um homem que até Maio de 2018 vivia à sua própria sombra e no campo de força criado por sua arrogância nunca se imaginaria ser o que é hoje. Como esse novo homem com auto-controle dos seus recursos, poderia adoecer? Isso mesmo. Foi um belo golpe para quem estava em êxtase total por ter mudado. Fiquei acamado (em termos, pois não faltei a um único dia de trabalho neste período). Por longos e intermináveis 4 dias tive febre, insônia, dores horríveis. Cheguei à ficar 36 horas ininterruptas sem conseguir dormir.

Passei a me questionar se tudo o que eu estava vivenciando, compartilhando e tentando repassar ao próximo, era realmente verdade. Vários pensamentos contraditórios povoaram minha mente. perguntas do tipo:

* Só funciona com os outros? E comigo?

* Por que estou doente? Será que seu eu otimizar meus recursos eu melhoro?

* Existe um modo de eu me auto-curar utilizando os métodos da PNL?

* Por que a dor não passa?

Num determinado momento, numa madrugada em que a dor estava insuportável, como não adiantava ficar na cama já que não conseguia dormir, fui para a sala e me ajeitei no sofá e recebi a companhia de minha Shih-tzu. A chamamos de Miesha.



Estava quase me entregando à essa recaída mental e jogando o novo eu para o alto, quando tive uma experiência linda. Acredito que não tenha sido sonho, uma vez que não conseguia dormir. Delírio? Talvez, pois quem está a tantas horas sem dormir delirar é possível. Mas independente do que foi ou do que possa parecer para vocês, aquilo foi mágico. Em algum momento, logo que fiz uma pergunta, recebi a resposta e veio bem ao pé do meu ouvido, bem onde minha Pet estava deitada.

A PERGUNTA: Meu Deus, será que estou certo nessa minha nova jornada? O que está acontecendo comigo? Devo continuar à pensar e agir dessa maneira?

A RESPOSTA: Calma. Deus sabe como...Siga assim!




Choro só de lembrar pois foi uma experiência muito, mais muito forte mesmo, pois mesmo acordado (pelo menos acredito que estava) eu dei uma "bugada" e quando o sistema voltou lá estava apenas a Miesha e eu e aquela calmaria e boa vibração nos rodeando. Não melhorei naquele dia, demorou alguns dias, mas só de ter vivido aquilo e saber que estou no caminho certo já me sentia e me sinto extremamente agradecido e empenhado em melhorar cada vez mais.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRINCESA O MACACO E O EINSTEIN

ÊXTASE. Assim começo este novo capítulo da minha vida. Quanto material bom boiando na internet. O alcance aos acervos do outro lado do mundo, pessoas de diferentes idiomas, crenças, níveis. Todos conectados. Por que demorei tanto para "pescar"? Eu estava grato pelo que já tinha e também pelo que ainda estava por vir. Me sentia preparado. No começo de Junho, estava em pesquisa constante, lendo, ouvindo, assistindo, buscando e me interessando cada vez mais por esse novo universo à mim apresentado. A essa altura também já não dependia mais do cigarro. Meu V.I.T (vício imbecil sem tamanho), já não era tão grande assim e desde o começo de Maio eu me recorria a ele com certa incredulidade, pois não me fazia falta, mas estava lá. Talvez até por somente estar mesmo, porque não me via visitando o maço com frequência. Fiquei muitos dias sem fumar neste período. Em um dia qualquer (importante sim como todos os outros), ao pesquisar algo sobre o cérebro, me atentei para o título de um

OVO OU GALINHA?

Existem várias teorias sobre quem veio primeiro ao mundo. Existem uma gama de apoiadores que afirmaram e que reafirmam que o ovo é o primeiro. Assim como existe o lado que apoia veementemente que a galinha nasceu primeiro. Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui de outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, e uma vez que os dinossauros já colocavam ovos, se pressupõe que essa cadeia seja verdadeira. Há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo. Em um resumo "direto", dizem que se há um ovo e se de dentro dele sair um pintinho, é porque a galinha colocou o ovo. Não saindo de dentro do ovo, um jacaré, uma tartaruga e ou qualquer outro ser vivo, e sair um pintinho, então a galinha veio primeiro. Me inspirei nessa teoria contraditória para ilustrar o quanto ela está presente em nossas vidas. O ovo ou a galinha, o 8 ou 80, o vai ou racha, não é mesmo? Além do e "SE" e do &qu

PODER SEM LIMITES

Depois de conhecer O SEGREDO, eu fiquei em choque. Praticamente em estado choque, pois eu tive a chance de me reprogramar muito antes. Tive a chance de melhorar a minha vida e daqueles que me cercam e não o fiz. Não me culpo, pelo contrário, antes agora do que nunca. Mas por exemplo: Do mesmo jeito que consegui pedir perdão ao me Pai, quando fiz minha regressão para a cessação de nicotina, se eu tivesse aperto minha mente antes, se eu tivesse descoberto antes O SEGREDO, talvez eu tivesse salvado a vida do meu Pai. Mas enfim, eu poderia ter tentando, não posso me esquecer da força maior que é Deus, e nunca me colocaria em seu caminho de forma prepotente e desrespeitosa, mas me colocaria a sua disposição para ajudar no que fosse preciso. Antes de descobrir O SEGREDO, eu acreditava que o meu problema era apenas o meu V.I.T (Vício imbecil sem tamanho). Deus todo poderoso, claro que não era só o tabagismo. O problema era a minha mente toda, salvo exceções às coisas boas acontecidas em m