Pular para o conteúdo principal

QUEM É VOCÊ?

"Pode-se enganar a todos por algum tempo. Assim como pode-se enganar alguns por todo o tempo. Porém não se pode enganar a todos o tempo todo."

                                                                                                                        Abraham Lincoln. 



Já se perguntou, quem você? Acredito que em algum momento da vida, você deve ter tido uma crise de identidade, daquelas que você se depara diante ao espelho e se pergunta em um tom desafiador:

QUEM REALMENTE É VOCÊ? 

Em um post anterior eu passei por esta crise de identidade. Foi justamente quando adoeci e me confrontei tentando descobrir o por que de estar doente se eu acredito ter o controle total sobre mim. Ali eu tive algumas várias respostas, não todas, mas as que eu tive me fizeram entender que talvez eu não estivesse preparado como hoje. Assim como hoje eu não estou tão preparado como deverei estar amanhã, entendem? E que só estarei mais forte que hoje se eu manter uma convicção inegociável de que o caminho traçado é o que eu realmente quero seguir, sendo o que eu realmente sou. 

A certeza que eu tive é que o processo de auto-encontro é contínuo e deve ser melhorado sempre, de maneira contínua e de ampla congruência. Eu preciso viver o KAIZEN.  

KAIZEN = É uma palavra de origem japonesa que significa: Mudança para melhor. Kaizen é usa para transmitir a noção de: Melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e profissional. Um dos é conceitos: "Hoje melhor que ontem. Amanhã melhor do que hoje."

Enfim, essa é a maneira que mais me aproxima do "Eu" que estou buscando. E a questão não é ser perfeito, pois, heróis ou vilões também não são perfeitos. A questão é identidade, saber quem eu sou. Quais são meus valores, meu caráter, etc. 

Temos que quebrar alguns paradigmas se quisermos realmente poder olhar no espelho sem culpa. Muitas vezes damos enfase em nossa reputação e esquecemos do mais importante que é nosso caráter.

Saiba que:

Caráter: É o que você realmente é.

Reputação: É o que pensam de você. 

Se você tenta mostrar o seu caráter aos outros, ou quando está próximo à outros, então conscientemente ou subconscientemente você estará pensando na sua reputação, concorda? Porque se você age de uma maneira sozinho e se mostra totalmente exemplar aos olhos dos outros, é exatamente isso que estará fazendo, agindo de encontro à sua reputação. 

QUEM É VOCÊ?

Se você age de acordo aos paradigmas impostos, se você está média dos outros mas se sente desconfortável, então por que você não pode ser uma exceção? 

Costumamos esperar a hora certa para tudo. Principalmente para as coisas boas. Como se tudo o que fosse bom só acontecesse no Natal / Ano novo. Nesta lista de coisas boas nos incluímos nela afim de nos encontrarmos. 

Pare para pensar nas promessas, todas elas são para que você tenha a resposta para a pergunta: Quem é você?

1 - Vou emagrecer: (Intuito: Você não é gordo. Você está gordo, logo...)

2 - Vou parar de fumar: (Intuito: Você se incomoda com este "você" atual, quer mudar!)

3 - Vou ser mais amoroso com minha família: (Intuito: Você sabe que está ausente!)

Vou comprar um carro...Vou casar...Vou viajar...Vou criar um blog...Vou ter e vou ser. Por ai vai...


PERGUNTE-SE: QUEM É VOCÊ?

Se a resposta for: Eu sou Ciclano Fulano Da Silva (nome fictício), (risos..). Estou feliz comigo mesmo, tenho tudo que quero e etc. Parabéns, você tem uma identidade e age de acordo com seus valores e regras. 

Mas se você não está feliz com o que vê no espelho, então comece à mudar seus padrões. Comece justamente pelos padrões. Eleve-os. Se hoje está mostrando para si que algo não está legal, então eleve seus padrões. Trace uma linha imaginária em sua mente e diga: Aqui é o meu limite e só posso subir, nunca baixar desta linha. Junto o aumento dos seus padrões trace o reforço de suas convicções. Mude as que não te levam à lugar nenhum por convicções mais fortes e verdadeiras. E por último trace suas novas estratégias. Uma frase que faz muito sentido para este parágrafo é: "Não conseguirá resultados diferentes se continuar fazendo sempre as mesmas coisas."

Aproveite e encontre modelos que conseguiram atingir resultados. A curiosidade abre um leque de enormes possibilidades. Muitos até sabem o que fazer, mas poucos fazem o que realmente sabem. Talvez você saiba o caminho para se encontrar, porém não se empenha realmente para tal, e como descrevi parágrafos acima, talvez esteja esperando mais este Natal.  

Se você acha que a hora certa é agora então tome a decisão. "A melhor maneira de tomar decisões assertivas é tomar mais decisões." By Tony Robbins. E saiba que, muitas decisões não serão às melhores. Você cometerá alguns erros, porém estes erros lhe levará para um acerto na próxima decisão que tomar, concorda? Afinal você já saberá que aquele caminho não deverá ser seguido. E também não é necessário sofrer antes do momento que necessário for (sofrer antes da hora). O conceito para esta afirmativa é bastante simples: Sofrer antes do necessário vai te fazer sofrer mais que o necessário. 

DESCUBRA QUEM É VOCÊ!

Os nossos comportamentos não são o que somos. Assim como os acontecimentos externos não controlam nossas vidas. Nós temos o controle ou pelo menos deveríamos ter o controle sobre nós e também sobre os acontecimentos que nos rodeiam a cada segundo. 

SIM, VOCÊ É...

Seja lá quem você for, que você esteja bem e que se apresente a si mesmo na sua melhor versão. Que você olhe no espelho e diga, eu sou....e sou muito feliz por ser. Que você diga e sinta que é feliz, que faz a diferença na vida de alguém. Que você não precise se preocupar com sua reputação pois ela nascerá e caminhará sozinha e de acordo com seu caráter. Não existe uma reputação linda e incontestável se seu caráter for duvidoso. E ainda em relação ao caráter, seja para você em primeiro lugar. Seja único, verdadeiro e consistente. Em seguida seja para os outros o que você é para você e assim por diante. Espero que seja feliz. Estes são meus votos. 

À propósito. Me chamo Eder, codinome, Papai Edão. Me descobri num caminho maravilhoso e feliz, onde adoro ler bons livros. Escreve no meu blog começou como um hobbie e hoje encaro como um desafio dos mais prazerosos que me dispus à aceitar. Correr na rua é um amor de anos e só aumenta. Hoje sou um pai melhor, porém amanhã é meu dever ser melhor que hoje. Minhas variações de humor (graças a Deus) mudaram e passei à pensar antes de agir impensadamente. 

Quem sabe um dia você não me diz quem é você quanto tomamos um café...












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRINCESA O MACACO E O EINSTEIN

ÊXTASE. Assim começo este novo capítulo da minha vida. Quanto material bom boiando na internet. O alcance aos acervos do outro lado do mundo, pessoas de diferentes idiomas, crenças, níveis. Todos conectados. Por que demorei tanto para "pescar"? Eu estava grato pelo que já tinha e também pelo que ainda estava por vir. Me sentia preparado. No começo de Junho, estava em pesquisa constante, lendo, ouvindo, assistindo, buscando e me interessando cada vez mais por esse novo universo à mim apresentado. A essa altura também já não dependia mais do cigarro. Meu V.I.T (vício imbecil sem tamanho), já não era tão grande assim e desde o começo de Maio eu me recorria a ele com certa incredulidade, pois não me fazia falta, mas estava lá. Talvez até por somente estar mesmo, porque não me via visitando o maço com frequência. Fiquei muitos dias sem fumar neste período. Em um dia qualquer (importante sim como todos os outros), ao pesquisar algo sobre o cérebro, me atentei para o título de um

OVO OU GALINHA?

Existem várias teorias sobre quem veio primeiro ao mundo. Existem uma gama de apoiadores que afirmaram e que reafirmam que o ovo é o primeiro. Assim como existe o lado que apoia veementemente que a galinha nasceu primeiro. Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui de outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, e uma vez que os dinossauros já colocavam ovos, se pressupõe que essa cadeia seja verdadeira. Há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo. Em um resumo "direto", dizem que se há um ovo e se de dentro dele sair um pintinho, é porque a galinha colocou o ovo. Não saindo de dentro do ovo, um jacaré, uma tartaruga e ou qualquer outro ser vivo, e sair um pintinho, então a galinha veio primeiro. Me inspirei nessa teoria contraditória para ilustrar o quanto ela está presente em nossas vidas. O ovo ou a galinha, o 8 ou 80, o vai ou racha, não é mesmo? Além do e "SE" e do &qu

PODER SEM LIMITES

Depois de conhecer O SEGREDO, eu fiquei em choque. Praticamente em estado choque, pois eu tive a chance de me reprogramar muito antes. Tive a chance de melhorar a minha vida e daqueles que me cercam e não o fiz. Não me culpo, pelo contrário, antes agora do que nunca. Mas por exemplo: Do mesmo jeito que consegui pedir perdão ao me Pai, quando fiz minha regressão para a cessação de nicotina, se eu tivesse aperto minha mente antes, se eu tivesse descoberto antes O SEGREDO, talvez eu tivesse salvado a vida do meu Pai. Mas enfim, eu poderia ter tentando, não posso me esquecer da força maior que é Deus, e nunca me colocaria em seu caminho de forma prepotente e desrespeitosa, mas me colocaria a sua disposição para ajudar no que fosse preciso. Antes de descobrir O SEGREDO, eu acreditava que o meu problema era apenas o meu V.I.T (Vício imbecil sem tamanho). Deus todo poderoso, claro que não era só o tabagismo. O problema era a minha mente toda, salvo exceções às coisas boas acontecidas em m