Pular para o conteúdo principal

O VÔO DE ÍCARO

Já ouviram falar de Ícaro? Não, não "meninas", não estou falando do personagem Ícaro da novela da 21 horas. Até pode ser que metaforicamente as histórias dos dois se confundam.

O Ícaro deste post é um jovem, que na mitologia grega, realizou o sonho de voar bem alto. Tão alto que pagou um preço. Vou lhes contar sobre Ícaro, me prendendo e sendo fiel à cada vírgula e ponto do resumo da história contada ao longo do tempo.

Ícaro,


"Quem nunca sonhou em voar bem alto, como pássaros? Na mitologia grega, Ícaro realizou esse sonho, mas pagou um preço muito alto. Ícaro era filho de Dédalo, um notável arquiteto e inventor. Dédalo trabalhava para o Rei Minos, na Ilha de Creta. O invento mais famoso de Dédalo foi labirinto que ele construiu à pedido do Rei Minos, para aprisionar o temível Minotauro (Corpo de homem e cabeça de touro), fruto de um relacionamento extraconjugal de sua esposa, Pasífae.

Depois que o Minotauro foi derrotado dentro do labirinto (essa história conto outro dia), Dédalo foi preso no labirinto criado por ele próprio, junto com seu filho, Ícaro. A história conta que o Rei Minos descobriu que  Dédalo e Ícaro ajudaram o algoz de Minotauro, chamado na mitologia pelo nome de Teseu, à entrar e sair do labirinto sem se perder.

Para conseguirem fugir, Dédalo teve a ideia de construir asas feitas com penas de gaivotas, coladas com cera de abelhas. E, como era um grande inventor suas asas realmente funcionaram e os dois saíram voando do labirinto e fugiram de Creta. Porém, ao sentir-se livre como um pássaro, voando pelos céus, Ícaro pensou que era tão poderoso quanto um Deus e voou cada vez mais alto, ele queria alcançar o mais alto que ele pudesse, e sem ouvir os conselhos de seu pai que o alertava para o perigo de um voo tão ousado, voou cada vez mais...

O castigo pela ousadia não demorou. Pouco a pouco, o calor do sol foi derretendo a cera e descolando as penas, desfazendo as asas. Sem poder ajudar o filho, Dédalo assistiu horrorizado enquanto Ícaro despencava das alturas até cair no mar Egeu, onde acabou se afogando e morrendo. Hoje este mar é mundialmente conhecido como o mar de Ícaro.

Mas o sonho de voar como os pássaros não morreu junto com Ícaro, pelo contrário. Continuou à inspirar inventores tão geniais quanto o lendário Dédalo, entre eles Leonardo da Vinci e o brasileiro Santos-Dumont, o inventor do avião.





Voltando aos dias de hoje, você se identificou com Ícaro? Se não, poderia se dispor à tentar? Quantos sonhos nós tivemos, ou temos? Eu me considero um Ícaro, eu sonhei, eu sonho. Alguns eu realizei outros ainda não. Também tem aqueles que não quero mais realizá-los, pois percebi que não eram mais prioridades e ou não faziam parte do contexto geral da mudança.

Todos nós sonhamos, sonhar é preciso. Sim, essa afirmativa é verdadeira. Precisamos ter perspectivas de melhoras, sempre. Temos que sonhar, fixar o sonho como meta, definir estratégias e partir para a realização. Pensamentos de impotência pode te levar para o fim de sua vida, vivendo mediocremente. Você quase não deixará legado, ou até mesmo legado algum, pois você viveu mediocremente.

"Você não é o seu comportamento" (Por: Tony Robbins). Creio que ele está certo e sou muito grato a ele por ter compartilhado isso. Quantas vezes ficamos presos no labirinto que nós mesmos criamos, assim como Dédalo e Ícaro? Quantas vezes pensamos como Ícaro, em voar alto, tão alto como um pássaro, mas ficamos só no pensamento? E as vezes o pensamento é: AH NÃO, ISSO DARÁ MUITO TRABALHO! Não é mesmo? Sabe o que te falta? R: A junção do sonho de Ícaro com a determinação e criatividade de Dédalo. Concorda? Sonhar e realizar?

Numa analogia simples, o voo de Ícaro, pode ser várias coisas. Pode ser você querer para de fumar, emagrecer, parar de beber, ter um amor, comprar uma casa, trocar de carro, escrever um livro, criar um blog, ganhar um milhão ou viajar para outros países. E porque não juntar tudo num voo só?!

Eu quero voar também, e quero tudo isso acima. Mas para isso eu tive que abrir minha mente, trabalhá-la, reprogramá-la e entender que sem o Dédalo, tudo isso ficaria apenas no sonho. Consegui por o "meu" Dédalo em congruência com o meu Ícaro e estou correndo (literalmente) atrás.

Mas atenção. Ícaro deixou um recado, pena que foi através da sua morte, mas deixou. Não foi sonhar voar muito alto e sim se comparar a um Deus. Achar que poderia ir mais longe pois no momento dele, naquele momento ele estava voando. Estava acima de todos e era diferente em relação aos demais, pois estava lá em cima, mesmo com os incansáveis avisos de seu Pai, ele os ignorou e continuou subindo. Podemos concluir que ele não se preparou e não fez um planejamento consistente e permanente. Sem um alicerce sólido a tendência é cair e foi o que aconteceu com ele. E pode acontecer com você, comigo, enfim, uma subida sem uma base forte, pode causar uma queda irrecuperável.

Lhes dando um exemplo real, hoje, eu penso e ajo bem diferente de alguns meses atrás. Discussões familiares, no trânsito, situações de extremo estresse, medo de falar em público, preguiça, não me colocam mais em estado de defesa e ou ataque. Eu simplesmente moldo as situações para que consiga sair delas da melhor maneira possível. Lembrando que a melhor maneira possível é aquela em que você usa o bem, o estado bondoso de recursos que lhe permite sair de uma situação sem que outra pessoa seja prejudicada. Então imaginemos que eu esteja sendo Ícaro, porém com Dédalo ao meu lado me aconselhando sobre até onde eu posso ir ou não. Em minhas tentativas de ajudar em situações que requerem opiniões, como por exemplo, parar de fumar, eu não posso voar tão alto quanto Ícaro e impor à pessoa que ela pare imediatamente por esse ou aquele motivo. Não posso me achar também superior em relação aquela pessoa e ou superior a todas as pessoas. Não posso voar tão alto à ponto de me confundir com uma Divindade. O que eu tento fazer é me modelar física e linguisticamente para aquela situação e trabalhar meus recursos para que eu consiga através de vários fatores convencer a quem esteja tentando ajudar.

Sonhe como Ícaro, crie como Dédalo e junte os dois para manter a sanidade e humildade sempre. (Papai Edão).

"Não existe resistência e sim uma má comunicação..." 

Até o próximo post.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A PRINCESA O MACACO E O EINSTEIN

ÊXTASE. Assim começo este novo capítulo da minha vida. Quanto material bom boiando na internet. O alcance aos acervos do outro lado do mundo, pessoas de diferentes idiomas, crenças, níveis. Todos conectados. Por que demorei tanto para "pescar"? Eu estava grato pelo que já tinha e também pelo que ainda estava por vir. Me sentia preparado. No começo de Junho, estava em pesquisa constante, lendo, ouvindo, assistindo, buscando e me interessando cada vez mais por esse novo universo à mim apresentado. A essa altura também já não dependia mais do cigarro. Meu V.I.T (vício imbecil sem tamanho), já não era tão grande assim e desde o começo de Maio eu me recorria a ele com certa incredulidade, pois não me fazia falta, mas estava lá. Talvez até por somente estar mesmo, porque não me via visitando o maço com frequência. Fiquei muitos dias sem fumar neste período. Em um dia qualquer (importante sim como todos os outros), ao pesquisar algo sobre o cérebro, me atentei para o título de um

PODER SEM LIMITES

Depois de conhecer O SEGREDO, eu fiquei em choque. Praticamente em estado choque, pois eu tive a chance de me reprogramar muito antes. Tive a chance de melhorar a minha vida e daqueles que me cercam e não o fiz. Não me culpo, pelo contrário, antes agora do que nunca. Mas por exemplo: Do mesmo jeito que consegui pedir perdão ao me Pai, quando fiz minha regressão para a cessação de nicotina, se eu tivesse aperto minha mente antes, se eu tivesse descoberto antes O SEGREDO, talvez eu tivesse salvado a vida do meu Pai. Mas enfim, eu poderia ter tentando, não posso me esquecer da força maior que é Deus, e nunca me colocaria em seu caminho de forma prepotente e desrespeitosa, mas me colocaria a sua disposição para ajudar no que fosse preciso. Antes de descobrir O SEGREDO, eu acreditava que o meu problema era apenas o meu V.I.T (Vício imbecil sem tamanho). Deus todo poderoso, claro que não era só o tabagismo. O problema era a minha mente toda, salvo exceções às coisas boas acontecidas em m