Pular para o conteúdo principal

OVO OU GALINHA?

Existem várias teorias sobre quem veio primeiro ao mundo. Existem uma gama de apoiadores que afirmaram e que reafirmam que o ovo é o primeiro. Assim como existe o lado que apoia veementemente que a galinha nasceu primeiro.

Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui de outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, e uma vez que os dinossauros já colocavam ovos, se pressupõe que essa cadeia seja verdadeira.

Há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo. Em um resumo "direto", dizem que se há um ovo e se de dentro dele sair um pintinho, é porque a galinha colocou o ovo. Não saindo de dentro do ovo, um jacaré, uma tartaruga e ou qualquer outro ser vivo, e sair um pintinho, então a galinha veio primeiro.





Me inspirei nessa teoria contraditória para ilustrar o quanto ela está presente em nossas vidas. O ovo ou a galinha, o 8 ou 80, o vai ou racha, não é mesmo? Além do e "SE" e do "MAS".

Meses atrás em uma conversa com uma pessoa próxima e que gosto muito, falávamos sobre ela estar se dispondo à parar de fumar. Ela me disse que não acreditava no meu sucesso, e em meio a essa descrença explicou que não acreditava, por desconfiar do método que criei para mim, e também desacreditava porque eu já havia tentado outras vezes e que sempre voltava para o vício, o V.I.T = VÍCIO IMBECIL sem TAMANHO. Deixou claro que não queria o meu mal. Eu acreditei e acredito nas palavras dela. E a crença limitante dela que gerou a descrença sobre mim e minhas ações, só me deram mais embasamento, fui pesquisar mais, ler mais e tentar entender esse modo de pensar sobre o próximo. Fiquem alguns dias com aquilo em minha mente e algumas frases se moldavam e martelavam na minha mente o tempo todo. Frases do tipo:

* Você está parando de fumar, mas...

* Você vai tentar de novo? Mas e se...

* Espero que consiga, no entanto...

* Não dura um mês, mas...

A L.D.A (Lei da atração), principalmente no filme de Bob Proctor (The Secret), um ou mais trechos dizem que, se você chegou até onde chegou é porque você buscou aquilo. E realmente funciona! Pois em meio as pesquisas eu já estava bem avançado na leitura do livro Poder Sem Limites de Tonny Robbins.  E como num passe de mágica, BANG!!! Cheguei ao conceito que eu tanto buscava.

Este capítulo do livro de Tonny diz que não há contradição maior do que as palavras: MAS - SE - NO ENTANTO. Fiquei surpreso e muito emocionado com aquilo pois estava passando exatamente aquilo, naquele momento da minha vida. O livro cita vários exemplos de como estas palavras nos limitam e nos levam à comunicação ineficiente. Ele explica também que não existe resistência, e sim uma comunicação mal feita.

As minhas frases acima estão praticamente em sintonia com as frases que ele exemplifica no livro.

Preste atenção: "Eu te amo, mas..." Conseguem perceber a sua contradição? Ela abre várias possibilidades de interpretação para quem houve. Exemplos:

* Eu te amo, MAS, você é um atraso na minha vida;

* Eu te amo, MAS, estou me envolvendo com outra pessoa;

* Eu te amo, MAS, quero a separação.

Perceberam o poder negativo e limitante da palavra MAS, nestas situações acima? Desde os meus exemplos e aos do livro, as limitações são as mesmas.

O incrível e muito gratificante, é que ele não só aponta para as limitações destas palavras, como também ensina-nos à "fugir" delas de maneira congruente e sinérgica, sem afetar as convicções e crenças da outra pessoa.

Sempre que entrar num diálogo ou numa conversa em grupo, seja ele qual for, coloque-se de maneira à ajudar, à somar, à resolver a situação sem limitar-se as palavras, MAS, SE, NO ENTANTO etc.

Lembrem-se: Não há resistência, é uma má comunicação que gera resultados ruins.

As 03 frases para se colocar em estados de vários recursos e abrir vários caminhos e opções para determinadas situações são:

* Eu aprecio e...

* Eu respeito e...

* Eu concordo e...

Exemplo: Diálogo: Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Pessoa: Eu acredito que o ovo nasceu primeiro!

Você: Eu acho interessante a sua opinião ( E ) aprecio modo como defende o seu ponto de vista.

Pessoa: Nada vai tirar de mim essa convicção, pois já pensei muito sobre. É o ovo e pronto.

Você: Eu respeito. ( E ) se nós pesquisássemos juntos, o máximo de teorias existentes? Talvez eu mude a minha própria convicção.

Pessoa: Ok! Mas vai ser difícil me dobrar.

Você: Tudo bem! Concordo ( E ) me esforçarei ao máximo para entender tudo e criar, mudar e ou reforçar minhas crenças. Obrigado.


Tente fazer isso, vale a pena. Sua vida pode melhorar se você der opções e abrir os caminhos que ela exige.

                                                                 



Abra sua mente. 














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRINCESA O MACACO E O EINSTEIN

ÊXTASE. Assim começo este novo capítulo da minha vida. Quanto material bom boiando na internet. O alcance aos acervos do outro lado do mundo, pessoas de diferentes idiomas, crenças, níveis. Todos conectados. Por que demorei tanto para "pescar"? Eu estava grato pelo que já tinha e também pelo que ainda estava por vir. Me sentia preparado. No começo de Junho, estava em pesquisa constante, lendo, ouvindo, assistindo, buscando e me interessando cada vez mais por esse novo universo à mim apresentado. A essa altura também já não dependia mais do cigarro. Meu V.I.T (vício imbecil sem tamanho), já não era tão grande assim e desde o começo de Maio eu me recorria a ele com certa incredulidade, pois não me fazia falta, mas estava lá. Talvez até por somente estar mesmo, porque não me via visitando o maço com frequência. Fiquei muitos dias sem fumar neste período. Em um dia qualquer (importante sim como todos os outros), ao pesquisar algo sobre o cérebro, me atentei para o título de um

PODER SEM LIMITES

Depois de conhecer O SEGREDO, eu fiquei em choque. Praticamente em estado choque, pois eu tive a chance de me reprogramar muito antes. Tive a chance de melhorar a minha vida e daqueles que me cercam e não o fiz. Não me culpo, pelo contrário, antes agora do que nunca. Mas por exemplo: Do mesmo jeito que consegui pedir perdão ao me Pai, quando fiz minha regressão para a cessação de nicotina, se eu tivesse aperto minha mente antes, se eu tivesse descoberto antes O SEGREDO, talvez eu tivesse salvado a vida do meu Pai. Mas enfim, eu poderia ter tentando, não posso me esquecer da força maior que é Deus, e nunca me colocaria em seu caminho de forma prepotente e desrespeitosa, mas me colocaria a sua disposição para ajudar no que fosse preciso. Antes de descobrir O SEGREDO, eu acreditava que o meu problema era apenas o meu V.I.T (Vício imbecil sem tamanho). Deus todo poderoso, claro que não era só o tabagismo. O problema era a minha mente toda, salvo exceções às coisas boas acontecidas em m

O VÔO DE ÍCARO

Já ouviram falar de Ícaro? Não, não "meninas", não estou falando do personagem Ícaro da novela da 21 horas. Até pode ser que metaforicamente as histórias dos dois se confundam. O Ícaro deste post é um jovem, que na mitologia grega, realizou o sonho de voar bem alto. Tão alto que pagou um preço. Vou lhes contar sobre Ícaro, me prendendo e sendo fiel à cada vírgula e ponto do resumo da história contada ao longo do tempo. Ícaro, "Quem nunca sonhou em voar bem alto, como pássaros? Na mitologia grega, Ícaro realizou esse sonho, mas pagou um preço muito alto. Ícaro era filho de Dédalo, um notável arquiteto e inventor. Dédalo trabalhava para o Rei Minos, na Ilha de Creta. O invento mais famoso de Dédalo foi labirinto que ele construiu à pedido do Rei Minos, para aprisionar o temível Minotauro (Corpo de homem e cabeça de touro), fruto de um relacionamento extraconjugal de sua esposa, Pasífae. Depois que o Minotauro foi derrotado dentro do labirinto (essa história cont