Pular para o conteúdo principal

O QUE É PNL?

Olá, Pessoal! Escreverei aqui sobre o que é PNL (Programação Neuro Linguística), à pedido de uma pessoa muito especial para mim. Ela tem acompanhado IN LOCO minhas mudanças, desde sempre e principalmente desde que parei de fumar. Como todo processo de cessação gera algum tipo de abstinência, minhas mudanças até chegar nos dias de hoje, tiveram alguma ou algumas situações desconfortáveis para mim e para os meus próximos. Hoje eu teria agido diferente, ontem. Entendem?

A minha curiosidade gerou a busca por algum método que me fizesse parar de fumar definitivamente, afinal já havia tentado parar tantas outras vezes, porém os resultados obtidos não eram necessariamente os resultados objetivados. Então posso dizer que foram alguns passos rotinados e disciplinados:

* VONTADE / MOTIVADA: Eu queria parar de fumar por diversos motivos;

* PEDIDO DE SOCORRO: Para alcançar o sucesso objetivado, eu precisaria encontrar o máximo de materiais, livros, vídeos, depoimentos, arquivos, entrevistas, lives, enfim, encontrar ajuda;

* CURIOSIDADE: Me dispor de tempo, determinação e paciência, para ler, assistir, e refazer todo o processo se preciso fosse, até que eu conseguisse entender o conteúdo. Esse processo foi legal pois nele aprendi como descartar o que não estava sendo útil.

* MÉTODOS: Desta vez teria que ser definitivo pois à cada tentativa eu descobria uma dor e sensação ruim diferente, que se somava as dores e sensações ruins anteriores e aumentava a proporção de tudo. Então eu tinha que encontrar um método e ou vários métodos, e a partir deles criar o meu próprio método;

Em meio a todo esse processo e que progredia à passos largos conheci a Programação Neuro Linguística, conhecida como PNL. Sob minha ótica, a PNL é sim uma ciência e que todas as pessoas deveriam ter acesso à ela em alguma oportunidade. A PNL eleva nossos estados físicos e neurológicos de maneira que nos colocamos dispostos à dar o nosso melhor sempre. Ela ensina que nossos estados são cheios ou escasso de recursos dependendo do momento e que estamos, e bastando apenas os ajustes necessários conseguimos nos colocar da maneira que queremos. Literalmente controlamos nossas mentes. Este parágrafo foi apenas breve um resumo da minha ótica sobre a PNL, pois tem tanta coisa a mais para descrever que, "O Resumo seria uma longa história para contar".

Abaixo, segue o que é PNL pela ótica de Plínio de Souza. Quando comecei à me aprofundar no assunto, foi uma das melhores definições que encontrei e que arquivei em minha biblioteca mental.                                                             

                                                                 #Obrigado Plínio.


Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, é muito mais do que uma maneira de falar ou pensar positivamente, este sistema de conhecimentos, surgido na Califórnia (EUA) no início dos anos 70, e que se mantém em desenvolvimento até hoje, vem revolucionando os métodos de comunicação e desenvolvimento humano, sendo largamente procurado por pessoas das áreas de terapia, gestão de pessoas, vendas, treinamento, educação e comunicação, entre outras.

É desafiante definir de forma concisa o que é PNL, porque ela é muitas coisas ao mesmo tempo e traz resultados surpreendentes, sendo usada por pessoas com diferentes finalidades. Resumidamente, como Richard Bandler, um dos criadores da PNL, diz "A Programação Neurolinguística é um processo educacional sobre como usar melhor o nosso cérebro".

Ela é exatamente isso. Talvez a coisa mais importante em saber sobre a PNL é que através dela é possível utilizar o cérebro para alcançar quaisquer resultados que desejamos, tornando possível conseguir excelência em qualquer campo de interesse.

A PNL surgiu do interesse em compreender, descrever e ensinar modelos comportamentais e linguísticos de pessoas consideradas excelentes naquilo que faziam, e por isso também é conhecida como a arte da Excelência Humana.

Também pode ser definida como o estudo da experiência subjetiva humana. De uma forma mais ilustrativa, podemos considerá-la como o manual de instrução do funcionamento do cérebro humano, ou seja, de como o cérebro capta e registra informações através dos sentidos, de como estrutura e processa estas informações e a partir disso mantém e produz padrões de pensamentos, padrões emocionais, comportamentais e comunicacionais que se apresentam de forma consciente ou inconsciente em nosso dia a dia.

Também contempla orientações de como intervir em registros de modo a obter respostas emocionais ou comportamentais mais positivas, mudando padrões que estão limitando seu crescimento pessoal e profissional. Com as ferramentas da PNL é possível obter as mudanças que queremos em nossas vidas de maneira rápida e precisa, e surpreendentemente sem esforço.

Uma das razões que faz da PNL um conjunto de ferramentas de resultado extremamente eficientes e rápidos é que o ao invés de investigar e discorrer pela vida toda da pessoa, ela age cirurgicamente, assertivamente, justamente sobre as estruturas ou registros inconscientes específicos referentes àquelas mudanças que se deseja obter, economizando-se assim tempo e dinheiro.

A PNL é hoje considerada um dos modelos mais eficientes em processos de mudanças breves e objetivas. Pode ser utilizada tanto para questões emocionalmente complexas como depressão, pânico, vícios, fobias, timidez e insegurança, como para questões comportamentais mais simples como dificuldade de estudar ou resistência para praticar exercícios. Mais do que um tratamento, a PNL oferece um processo catalisador de desenvolvimento pessoal em qualquer área da vida.

Além disso, a PNL também é um modelo poderoso de comunicação que traz resultados altamente positivos nos relacionamentos e aprendizagem.


                                                          Qual é a origem da PNL?

A PNL, surgiu na Universidade da Califórnia (EUA) no início da década de 70, criada por Richar Bandler, matemático, Gestalt terapeuta e estudioso em informática, e por John Grinder, linguista especializado em gramática transformacional.

Eles estavam interessados em pesquisar o modelo de excelência de alguns dos melhores terapeutas da época: Virginia Satir, Fritz Perls e Milton Erickson.

O objetivo era identificar os padrões linguísticos e comportamentais utilizados por estes profissionais e poder aplicá-los e posteriormente ensiná-los, obtendo os mesmo resultados extraordinários. Assim seus criadores identificara me organizaram suas descobertas em um conjunto de modelos, técnicas e princípios e deram o nome de Programação Neurolinguística (PNL):

Programação: Mecanismos ou esquemas inconscientes, rotinas instaladas;
Neuro: Fisiologia, emoção, sensação, 5 sentidos, representações internas; 
Linguística: Estrutura linguística, pensamentos, crenças valores;

Nos anos seguintes, Leslie Cameron-Bandler, Judith DeLozier, Robert Dilts w David Gordon dariam importantes contribuições para a PNL, que teve origem a partir do trabalho terapêutico, mas logo se percebeu que ela era um modelo revolucionário que poderia ser aplicado a várias outras áreas.

Aplicação da PNL

As aplicações da PNL são diversas, em qualquer contexto que se deseja obter excelência a PNL pode ser utilizada. Mas ela é comumente procurada por pessoas que tem interesse em autodesenvolvimento e buscam crescimento pessoal e profissional acelerado. 

É também uma poderosa ferramenta de trabalho para profissionais do comportamento humano, podendo incorporá-la com sucesso tanto em atendimentos individuais ou trabalhos em grupo.

A PNL é altamente aplicável ao mundo dos negócios, para desenvolvimento de um modelo de comunicação clara, assertiva, influenciadora e empática. Muito procurada também para o desenvolvimento de liderança, treinamentos na área de vendas e para gerenciamento eficiente de conflitos.

Enfim, acho que ficou bem explicado o que é, sua importância e como aplica a PNL.



Quero agradecer me por ter me incomodado e ter recorrido a DEUS para me mostrar a luz. Pedi com tanta vontade que recebi uma luz intensamente incandescente, harmoniosa, serena e motivadora. DEUS ACIMA DE TUDO.

Comentários

  1. Muito bom espero que eu consiga, obter resultados! Muito obrigada por compartilhar !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A PRINCESA O MACACO E O EINSTEIN

ÊXTASE. Assim começo este novo capítulo da minha vida. Quanto material bom boiando na internet. O alcance aos acervos do outro lado do mundo, pessoas de diferentes idiomas, crenças, níveis. Todos conectados. Por que demorei tanto para "pescar"? Eu estava grato pelo que já tinha e também pelo que ainda estava por vir. Me sentia preparado. No começo de Junho, estava em pesquisa constante, lendo, ouvindo, assistindo, buscando e me interessando cada vez mais por esse novo universo à mim apresentado. A essa altura também já não dependia mais do cigarro. Meu V.I.T (vício imbecil sem tamanho), já não era tão grande assim e desde o começo de Maio eu me recorria a ele com certa incredulidade, pois não me fazia falta, mas estava lá. Talvez até por somente estar mesmo, porque não me via visitando o maço com frequência. Fiquei muitos dias sem fumar neste período. Em um dia qualquer (importante sim como todos os outros), ao pesquisar algo sobre o cérebro, me atentei para o título de um

OVO OU GALINHA?

Existem várias teorias sobre quem veio primeiro ao mundo. Existem uma gama de apoiadores que afirmaram e que reafirmam que o ovo é o primeiro. Assim como existe o lado que apoia veementemente que a galinha nasceu primeiro. Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui de outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, e uma vez que os dinossauros já colocavam ovos, se pressupõe que essa cadeia seja verdadeira. Há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo. Em um resumo "direto", dizem que se há um ovo e se de dentro dele sair um pintinho, é porque a galinha colocou o ovo. Não saindo de dentro do ovo, um jacaré, uma tartaruga e ou qualquer outro ser vivo, e sair um pintinho, então a galinha veio primeiro. Me inspirei nessa teoria contraditória para ilustrar o quanto ela está presente em nossas vidas. O ovo ou a galinha, o 8 ou 80, o vai ou racha, não é mesmo? Além do e "SE" e do &qu

PODER SEM LIMITES

Depois de conhecer O SEGREDO, eu fiquei em choque. Praticamente em estado choque, pois eu tive a chance de me reprogramar muito antes. Tive a chance de melhorar a minha vida e daqueles que me cercam e não o fiz. Não me culpo, pelo contrário, antes agora do que nunca. Mas por exemplo: Do mesmo jeito que consegui pedir perdão ao me Pai, quando fiz minha regressão para a cessação de nicotina, se eu tivesse aperto minha mente antes, se eu tivesse descoberto antes O SEGREDO, talvez eu tivesse salvado a vida do meu Pai. Mas enfim, eu poderia ter tentando, não posso me esquecer da força maior que é Deus, e nunca me colocaria em seu caminho de forma prepotente e desrespeitosa, mas me colocaria a sua disposição para ajudar no que fosse preciso. Antes de descobrir O SEGREDO, eu acreditava que o meu problema era apenas o meu V.I.T (Vício imbecil sem tamanho). Deus todo poderoso, claro que não era só o tabagismo. O problema era a minha mente toda, salvo exceções às coisas boas acontecidas em m