Pular para o conteúdo principal

ZERO A DEZ

Comece pelo começo! Não é clichê, por mais que pareça, não é. Começar pelo começo é algo muito maior e mais importante do que pensamos. Muitas vezes pensamos em algo que queremos, porém pensamos no resultados, não é mesmo? E dependendo do que queremos, dependendo da sua complexidade, nos damos desculpas "furadas" para não começar à busca por aquilo que queremos.

Quando se pensa em sucesso, por exemplo: Alguns pensam que sucesso é um fim, um lugar ou algo que está no fim de um caminho. E isso não é verdade. O Sucesso está desde o começo efetivo da busca até o pra sempre. Ele deve ser constante e consistente, e temos que fazer coisas disciplinadas e consistentes para que ele tenha um alicerce sólido. Pensemos: Se acreditarmos que o sucesso é um fim em si mesmo, quando de fato chegarmos à ele, ele logo acabará, afinal você o "alcançou" e logo estará desmotivado, afinal você não terá mais que buscar aquilo.

Por isso intitulei este post de ZERO A DEZ. Imagine-se que você é o ZERO e DEZ é onde você quer chegar. Se você focar somente no dez, você não conseguirá passar as etapas para chegar até ele. Você provavelmente passará pelo 1, 2, 3 e por ai talvez chegue até o 6, mas em determinado momento e justamente onde não deveria, você focará nas etapas e esquecerá do objetivo que é o dez. Mesmo estando no 9, tão perto do objetivo, pode ser que você pare.O que temos que entender também, e confesso que fiquei maravilhado quando li sobre o caminho para se percorrer consistentemente, disciplinadamente e de forma contínua interminável, é que antes de melhorar, piora. Isso mesmo, antes de melhorar, piora e as vezes piora e muito. Por que eu digo isso? Porque para conseguir um prazer a longo prazo, temos que abrir mão do prazer a curto prazo. Vou citar 02 exemplos:

1 - Uma pessoa obesa, que está a 20 kg acima do peso, decide emagrecer. Mas ela pensa só no resultado final, que é estar 20 kg mais magra. Então para ela existe somente pessoas gordas e pessoas magras. Ela não consegue ver todo o processo em si. Ela não começa pelo começo. Assim, logo ela voltará à ganhar peso depois de perder uns 2,3,4 ou 6 quilos. Essa pessoa não percebeu que para perder os 20 kg, a situação dela pioraria um pouco. Teria que se abster de alimentos específicos, teria que malhar de forma disciplinada, mudar alguns hábitos para evitar estresse e irritação. E é nessa piora que logo o objetivo provavelmente será esquecido.

2 - No caso dos fumantes, o caso é quase idêntico ao exemplo acima. Você decide que parará de fumar, mas fica se imaginando daqui à algum tempo, como será estar sem fumar. Porém se esquece ou não se atenta que para conseguir essa libertação do V.I.T (Vício Imbecil sem Tamanho), ela precisará passar por um período conturbado, onde terá abstinências, dores, terá que abrir mão de muita coisa, sofrerá com estresse e muitas vezes descontará a irritação nas pessoas próximas à ela. Seja no trabalho, no trânsito, e principalmente na família. Também para os fumantes, é ai que muitos desistem do objetivo e voltam à fumar. Eu fui fumante, tenho embasamento para o que estou falando, afinal foram 23 anos fumando.

Mas existe saída para tudo. Para qualquer caso, se aplicar o método correto, tem saída sim. Uma destas saídas é a disciplina. Se você se esforçar de forma disciplinada, você alcançará seus objetivos. Primeiro crie sua rotina. O esforço rotinado envia comandos ao cérebro para que ele transforme aquilo num hábito. Isso tem explicação científica. Perceba que alguns vídeos sobre PNL, Auto Hipinose e outros, pedem para repetir as ações por 21 dias ininterruptos, em alguns casos pedem repetições de 66 dias. Para que isso? Para que o cérebro crie o hábito necessário para aquela disciplina que começou como rotina.

Falando especificamente do cigarro, o que te da prazer em acender um cigarro é o prazer que você tem de fumá-lo naquele momento. E você fez isso tantas vezes desde quando fumou o primeiro cigarro que você acabou criando uma rotina. Independente de qual cigarro te desse ou te dá mais prazer, você criou a rotina para liberar os sinais do seu cérebro que identificam aquele momento como prazeroso. Então se você quer parar de fumar, você terá de mudar a sua rotina, até que ela se transforme em um hábito disciplinado. E a sacada é criar o prazer na disciplina.

CRIE PRAZER NO HÁBITO DISCIPLINADO. Criando sensações prazerosas no hábito disciplinado, você logo terá atravessado o período ruim, em breve estará colhendo os louros do seu esforço. Lembrando que o sucesso não tem um fim, e não é necessariamente dinheiro. Sucesso pode ser você parar de fumar. Mas você terá que ter sucesso para sempre, pois você nunca o encontrará no fim do arco-íris. O Sucesso está no arco-íris todo, desde o início, e quando você chegar ao fim, ele terá um novo início porém com momentos ruins já superados lá no início. Por isso a importância de começar pelo começo. Saiba o que quer, onde quer chegar e como fará isso. Se prepare para os obstáculos e tenha a confiança de que vai superá-los para sempre.

Já viram o trecho do diálogo de Alice e o Gato, no País das maravilhas: Alice pergunta ao Gato se ele poderia lhe indicar qual caminho seguir. E o Gato rebate perguntando para onde ela queria ir e ela não sabia. E então o Gato respondeu:

"PARA QUEM NÃO SABE ONDE VAI, QUALQUER CAMINHO SERVE".

Uma dica especial para vocês: Cerquem-se de pessoas que agreguem, fujam daquelas que o(a) atrasam, pelo menos no período de transição do que zero a dez.

Também é interessante se sentar com pessoas onde você seja a pessoa mais "burra" da mesa. É verdade. Estar com pessoas que te acham inteligente e que se espelham em você é legal, mas as vezes, sermos os menos inteligentes, nos coloca em estado de busca, seja de conhecimento, seja de modelagem.

Mais uma dica, ficaria nas anteriores mas essa merece estar neste post: Faça das etapas do seu caminho, motivos para comemorar. Faça como troféus, e ao alcançar essas submetas, comemore-as. Vibre, faça alguma coisa comemorativa em reconhecimento ao seu esforço. Vale muito a pena.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRINCESA O MACACO E O EINSTEIN

ÊXTASE. Assim começo este novo capítulo da minha vida. Quanto material bom boiando na internet. O alcance aos acervos do outro lado do mundo, pessoas de diferentes idiomas, crenças, níveis. Todos conectados. Por que demorei tanto para "pescar"? Eu estava grato pelo que já tinha e também pelo que ainda estava por vir. Me sentia preparado. No começo de Junho, estava em pesquisa constante, lendo, ouvindo, assistindo, buscando e me interessando cada vez mais por esse novo universo à mim apresentado. A essa altura também já não dependia mais do cigarro. Meu V.I.T (vício imbecil sem tamanho), já não era tão grande assim e desde o começo de Maio eu me recorria a ele com certa incredulidade, pois não me fazia falta, mas estava lá. Talvez até por somente estar mesmo, porque não me via visitando o maço com frequência. Fiquei muitos dias sem fumar neste período. Em um dia qualquer (importante sim como todos os outros), ao pesquisar algo sobre o cérebro, me atentei para o título de um

PODER SEM LIMITES

Depois de conhecer O SEGREDO, eu fiquei em choque. Praticamente em estado choque, pois eu tive a chance de me reprogramar muito antes. Tive a chance de melhorar a minha vida e daqueles que me cercam e não o fiz. Não me culpo, pelo contrário, antes agora do que nunca. Mas por exemplo: Do mesmo jeito que consegui pedir perdão ao me Pai, quando fiz minha regressão para a cessação de nicotina, se eu tivesse aperto minha mente antes, se eu tivesse descoberto antes O SEGREDO, talvez eu tivesse salvado a vida do meu Pai. Mas enfim, eu poderia ter tentando, não posso me esquecer da força maior que é Deus, e nunca me colocaria em seu caminho de forma prepotente e desrespeitosa, mas me colocaria a sua disposição para ajudar no que fosse preciso. Antes de descobrir O SEGREDO, eu acreditava que o meu problema era apenas o meu V.I.T (Vício imbecil sem tamanho). Deus todo poderoso, claro que não era só o tabagismo. O problema era a minha mente toda, salvo exceções às coisas boas acontecidas em m

O VÔO DE ÍCARO

Já ouviram falar de Ícaro? Não, não "meninas", não estou falando do personagem Ícaro da novela da 21 horas. Até pode ser que metaforicamente as histórias dos dois se confundam. O Ícaro deste post é um jovem, que na mitologia grega, realizou o sonho de voar bem alto. Tão alto que pagou um preço. Vou lhes contar sobre Ícaro, me prendendo e sendo fiel à cada vírgula e ponto do resumo da história contada ao longo do tempo. Ícaro, "Quem nunca sonhou em voar bem alto, como pássaros? Na mitologia grega, Ícaro realizou esse sonho, mas pagou um preço muito alto. Ícaro era filho de Dédalo, um notável arquiteto e inventor. Dédalo trabalhava para o Rei Minos, na Ilha de Creta. O invento mais famoso de Dédalo foi labirinto que ele construiu à pedido do Rei Minos, para aprisionar o temível Minotauro (Corpo de homem e cabeça de touro), fruto de um relacionamento extraconjugal de sua esposa, Pasífae. Depois que o Minotauro foi derrotado dentro do labirinto (essa história cont