Pular para o conteúdo principal

O PODER DA PALAVRA

"Fala é maneira de cura, quem fala confirma o poder da palavra..." 

Já parou para pensar no poder da palavra? Sejam elas para fortalecer um muro já existente, ou criar uma nova barreira. Já pensou na palavra que abre caminhos, cria pontes. A palavra é capaz de despertar todos os nossos estados, e dependendo da nosso pré-disposição para o momento em que ela é disparada, podemos ir ao nosso melhor estado de recursos, como para o nosso pior estado, aquele depressivo, derrotado e sem recursos e ou perspectivas de melhoras.

Desde o início de minha jornada em busca de mais sabedoria a fim de criar o meu próprio método para parar de fumar, percebi o quanto é forte a palavra. Seja ela dita para o bem ou para o mal. É gratificante receber palavras de incentivo, mesmo quando você já não as absorva com a devida importância. Não porque agora você é o todo poderoso que não precisa de um afago, mas sim porque em determinado momento você já está tão decidido, tão centrado, que, os incentivos são realmente gratificantes, mas não são eles que lhe farão permanecer sóbrio.

Palavras soltas ou que componham frases benéficas são muito legais, principalmente aquelas do tipo:

Nossa que legal!
Parabéns!
Manda ver seu filho da mãe!
Nossa até sua pele mudou!
Força!
Não desista!

Esse tipo de sentimento liberado através das palavras é realmente muito interessante. Faz com que pessoas, mesmo que já decididas do querem, assim como as que ainda estão em dúvida sobre esse ou aquele ponto, se sentirem vivas, amadas, e encorajadas à percorrer um pouco mais o caminho escolhido. E espero que esse um pouco mais seja percorrido por você e por mim, de forma consistente, feliz, em paz, e cheio de sucesso, pelo resto da vida.

Antes de continuarmos o raciocínio, tenho que expor o poder que a palavra tem quando é voltada para a maldade. Por mim pularia este trecho do post, mas não dá para deixar de lado o poder que uma palavra "maldosa" tem. Dependendo da situação e do estado em que estivermos no momento, pode acabar com dia de uma pessoa. Apenas o dia não, pode acabar com relacionamentos de diversos tipos. Uma palavra "maldita" as vezes recebem o adjetivo de impensada. Eu já não creio nisso. Acredito que depois de dita, além de não poder voltar de onde saiu, não mereça receber este adjetivo de impensada. Para mim impensado é o ato de um bebê, que balbucia palavras sem nexo tentando modelar o que ouve dos pais. E mesmo neste exemplo dado, as vezes me pego pensando: Será mesmo que as palavras de um bebê são impensadas? Pode ser que ela saiba o que quer porém ainda não sabe se expressar corretamente? Enfim, palavras malditas partem de diversas pessoas, em diversas situações, algumas em momentos inoportunos e outras oportunamente e com requintes de crueldade mesmo. Os exemplos para a palavra proferida maldosamente são tão grandes quanto aos exemplos bondosos. Vou usar os exemplos do bem, para compará-los com o exemplo do mal. Utilizarei o meu caso, coisas que ouvi quando parei de fumar:


FORÇA DO BEM                        força do mal
Nossa que legal!                             A é?! Que bom pra você                                                                  
Parabéns!                                        Não está fazendo mais que sua obrigação
Manda ver seu filho da mãe!          Você não vai conseguir.
Nossa até sua pele mudou!             Se você não fala nem tinha percebido
Força!                                              Você é fraco. Aposto uma recaída
Não desista!                                     Se for pra sofrer então nem começo


Entenderam a situação? Conseguiram imaginar a tonalidade das palavras em vermelho e a junção delas na formação de frases? Perceberam que estas frases quando ditas num exato momento, podem colocar tudo à perder, principalmente para quem ainda não se encontrou eque está tentando algo?

Conheço muitas pessoas assim, que não sabem usar as palavras. Não sabem lidar com o sucesso alheio, seja em qual âmbito for. Quando o sucesso é financeiro então, quem o conquistou, passa a ser visto como ladrão e ou teve sorte. Porém pessoas sem o domínio da palavra, não vêem o esforço que o "vencedor" fez para o atingimento daquela meta. Elas só conseguem enxergar o próprio insucesso e o chamam de falta de sorte.

 Em um dos livros que li, consegui assimilar a informação de que: O sucesso não é apenas financeiro. O sucesso é exatamente o resultado das ações tomadas para que se chegasse aquele resultado, logo, entendi que não existe fracasso, e sim o resultado das ações propostas para aquilo acontecer, e se foi diferente do que você almejou, então vai de você aprender com resultado e se dispor à corrigir os erros afim de agora conseguir o que se almejou, ou se você se conformará com o resultado conquistado. Mas esse ponto de vista em relação ao sucesso ou insucesso é o meu ponto de vista, criado a partir do ensinamento do Autor do Livro que li (Tony Robbins - Poder Sem limites). E sendo pontos de vistas intrínsecos, logo você entenderá esta passagem à sua maneira, fará suas adaptações e logo nascerá a sua visão disso tudo.


Saber falar, saber usar as palavras, expressões faciais, corporais é essencial. Saber responder de forma não ofensiva, se posturar de forma acolhedora em uma conversa. Não julgar o "mundo" do ouvinte ou emissor. A questão do não julgamento é simples, por exemplo: você pode estar em uma conversa com um amigo de anos. Essa pessoa lhe é muito agradável e auspiciosa, porém ela fuma e você parou. Tente entender aos poucos o motivo por que ela não cessou ainda o vício, mas não seja invasivo, apenas de lhe indícios, em doses homeopáticas, de que aquele vício acabará prejudicando sua saúde e que quando quiser sair que conte com sua ajuda. Eu estou passando casos muito parecidos com este exemplo, no começo foi um pouco mais complicado minha aceitação para com eles. Passei alguns momentos difíceis e que geraram certo desconforto, mas ao invés de confrontá-los, eu me voltei ainda mais para os meus livros e pesquisa. Descobri que nunca devemos combater uma crença limitante (aquilo que acreditamos que esteja certo e que nos limita a pensar dentro daquela caixa). Aprendi que a crença você à modifica com trabalho mental. Você reprograma sua mente afim de exterminar suas crenças limitantes e abrir-se para uma infinidade de outras crenças.

Crença limitante? 
R: Não consigo parar de fumar;

Crença limitante? 
R: Pobre vai morrer pobre;

Crença limitante? 
R: Mulheres ou homens, não importa. São todos iguais;

Crença limitante? 
R: Fazer uma dieta para que se é tão bom comer?!


Foram apenas 4 exemplos de crenças limitantes, porém já dá para se ter uma base sobre como estamos cheios dessas crenças em nossas mentes.

Estas crenças nascem justamente da PALAVRA. Existe a palavra aprendida inconscientemente no ventre, ou seja, algumas coisas do que se dizia em nossos lares no período da gestão acabaram se tornando crenças e participando com grande parcela da formação de nosso caráter e índole e também a palavra aprendida ao longo das fases da vida. São vários exemplos e poderíamos elencar de forma quase que infinita, a quantidade de limitações impostas pela palavra.

Sabendo o poder que a palavra tem, cabe a nós buscar o lado bom sempre. Começar a nos disciplinar de forma à proferir palavras de conforto e congruentes. Claro que alguns casos exigirão de nós a emissão de palavras mais diretas, corretivas e talvez até rígidas, mas rigidez não quer dizer intolerância, incongruência ou intransigência. Devemos mensurar o que a situação exige em determinado momento e nos comportar de forma física e mental para que possamos ficar no nosso melhor estado de recursos para resolver aquela situação.

Espero que tenham tido uma ótima leitura e conte comigo. À vocês os meus sinceros desejos em forma de palavras:

PAZ - SAÚDE - SERENIDADE - PACIÊNCIA - AMOR - FAMÍLIA - VIDA - DECISÃO - FOCO - FÉ INABALÁVEL - GRATIDÃO SEMPRE - SOBRIEDADE - AÇÕES - CAMINHO DO BEM - TUDO DE BOM.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRINCESA O MACACO E O EINSTEIN

ÊXTASE. Assim começo este novo capítulo da minha vida. Quanto material bom boiando na internet. O alcance aos acervos do outro lado do mundo, pessoas de diferentes idiomas, crenças, níveis. Todos conectados. Por que demorei tanto para "pescar"? Eu estava grato pelo que já tinha e também pelo que ainda estava por vir. Me sentia preparado. No começo de Junho, estava em pesquisa constante, lendo, ouvindo, assistindo, buscando e me interessando cada vez mais por esse novo universo à mim apresentado. A essa altura também já não dependia mais do cigarro. Meu V.I.T (vício imbecil sem tamanho), já não era tão grande assim e desde o começo de Maio eu me recorria a ele com certa incredulidade, pois não me fazia falta, mas estava lá. Talvez até por somente estar mesmo, porque não me via visitando o maço com frequência. Fiquei muitos dias sem fumar neste período. Em um dia qualquer (importante sim como todos os outros), ao pesquisar algo sobre o cérebro, me atentei para o título de um

OVO OU GALINHA?

Existem várias teorias sobre quem veio primeiro ao mundo. Existem uma gama de apoiadores que afirmaram e que reafirmam que o ovo é o primeiro. Assim como existe o lado que apoia veementemente que a galinha nasceu primeiro. Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui de outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, e uma vez que os dinossauros já colocavam ovos, se pressupõe que essa cadeia seja verdadeira. Há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo. Em um resumo "direto", dizem que se há um ovo e se de dentro dele sair um pintinho, é porque a galinha colocou o ovo. Não saindo de dentro do ovo, um jacaré, uma tartaruga e ou qualquer outro ser vivo, e sair um pintinho, então a galinha veio primeiro. Me inspirei nessa teoria contraditória para ilustrar o quanto ela está presente em nossas vidas. O ovo ou a galinha, o 8 ou 80, o vai ou racha, não é mesmo? Além do e "SE" e do &qu

PODER SEM LIMITES

Depois de conhecer O SEGREDO, eu fiquei em choque. Praticamente em estado choque, pois eu tive a chance de me reprogramar muito antes. Tive a chance de melhorar a minha vida e daqueles que me cercam e não o fiz. Não me culpo, pelo contrário, antes agora do que nunca. Mas por exemplo: Do mesmo jeito que consegui pedir perdão ao me Pai, quando fiz minha regressão para a cessação de nicotina, se eu tivesse aperto minha mente antes, se eu tivesse descoberto antes O SEGREDO, talvez eu tivesse salvado a vida do meu Pai. Mas enfim, eu poderia ter tentando, não posso me esquecer da força maior que é Deus, e nunca me colocaria em seu caminho de forma prepotente e desrespeitosa, mas me colocaria a sua disposição para ajudar no que fosse preciso. Antes de descobrir O SEGREDO, eu acreditava que o meu problema era apenas o meu V.I.T (Vício imbecil sem tamanho). Deus todo poderoso, claro que não era só o tabagismo. O problema era a minha mente toda, salvo exceções às coisas boas acontecidas em m